Cuidados com o seu animal

  É importante que o seu animal esteja bem, afinal, ele é seu melhor amigo. Por isso, a PCPR separou algumas dicas para você!

Um ambiente sem sujeira 

Seu amigão merece um ambiente limpo, sem sujeira. Assim, garanta que ele more em um ambiente seco, sem umidade, de preferência em uma casinha que deverá sempre ser limpa a fim de retirar os pelos e outras sujeiras. Sua casa deve ser limpa até mesmo para que não proliferem ali os parasitas que atacam os cães, como pulgas e carrapatos, caso perceba a presença desses insetos, desinfete o local com produtos adequados. Se perceber a presença de tais parasitas no pelo do seu cão, consulte um médico veterinário para que ele possa prescrever produtos que são administrados aos cães e que garantem que ele fique livre de pulgas, carrapatos e vermes.

Mantenha a vacinação em dia

Também é muito importante que você respeite as primeiras vacinas dos cães, tomadas nos 4 primeiros meses de vida, e que, depois, mantenha em dia o calendário de vacinação do seu companheirão, que normalmente é anual, ou seja, pelo menos uma vez por ano o seu cão tem que ser vacinado.

Cuidado com a higiene

A periodicidade de banhos varia de acordo com o tipo de pelagem, estado de saúde e idade do seu cão. O ambiente onde ele vive também um fator a ser levado em conta. No geral, o banho deve ser dado a cada 15 dias, mas recomenda-se conversar com o médico veterinário para que ele possa avaliar e indicar o melhor para o seu amigo. Contudo, evite dar banho no seu companheiro em dias muito frios e até mesmo em dia muito quentes, por causa do choque térmico. Quanto à temperatura da água não pode estar muito quente, nem muito fria. Coloque-o em um local que não seja escorregadio, evitando acidentes. E use os shampoos e produtos próprios para cães, evitando doenças de pele. 

Alimentação adequada

Dê preferência que seu amigão coma ração, que contém os nutrientes necessários e na quantidade indicada para o seu peso e idade. Mas, se seu cão é alimentado com comida caseira, cuidado com alguns alimentos que são proibidos para os cães: abacate, cebola, alho, chocolate (nem um pedacinho), massa de pão crua, iogurte e outros produtos com leite, comidas gordurosas, doces e balas, comida apimentada. Esses alimentos são muito nocivos para os cães, fazendo com que seu amigo fique doente, e isso a gente não quer para um amigo, né? 

Mais uma coisinha: não alimente seu cão imediatamente antes ou imediatamente depois dele fazer exercícios: espere ele se acalmar, e voltar à respiração normal, para alimentá-lo. Alimentar o cão imediatamente antes ou depois dele fazer exercícios pode ocasionar a torção gástrica, que exige intervenção cirúrgica imediata!

 

 

Maus-tratos é prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, como:

  • Ferir, mutilar, envenenar ou fazer rinha
  • Zoofilia
  • Abandono de animais
  • Não dar comida ou água diariamente
  • Manter em locais pequenos sem higiene e/ou circulação ou manter o animal desprotegido de condições climáticas
  • Causar sofrimento através de métodos de punição com intuito de treinar ou exibir o animal
  • Negar assistência veterinária

Registrar Boletim de ocorrência    Registrar Denúncia