Servidoras da PCPR recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná 18/09/2023 - 16:44

Servidoras da Polícia Civil do Paraná (PCPR) foram homenageadas durante uma solenidade realizada nesta segunda-feira (18), pela Assembleia Legislativa do Paraná. A ação celebrou cerca de 100 mulheres que atuam nas Forças de Segurança do Estado.

A solenidade foi proposta pela deputada Flávia Francischini com a finalidade de reconhecer e homenagear as profissionais que integram as fileiras das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal pelo seu valioso trabalho

“É essencial reconhecer o papel fundamental que as mulheres desempenham na segurança pública, contribuindo com suas habilidades, perspectivas e empatia para tornar o nosso Paraná mais seguro. Os profissionais da segurança pública representam a força e a determinação que caracterizam nossa dedicação a esse setor crucial”, diz Flávia.

A atual composição das delegacias em todo o Estado do Paraná inclui 1.078 mulheres na Polícia Civil. Na cerimônia de homenagem, 23 delegadas e 34 servidores da PCPR estiveram presentes.

A chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, comenta que a presença feminina traz nova abordagem ao trabalho.

“Temos muito para acolher. Este é um lado da segurança pública que muitos não enxergam. Por isso, temos de valorizar, por exemplo, as Delegacias da Mulher. Quanto mais mulheres, mais conseguiremos construir uma grande colcha de acolhimento”, afirma.

A Delegada Chefe da Divisão Policial da Capital (DPCAP) e conselheira do Conselho Superior da PCPR, Maritza Haisi recorda que a participação feminina na segurança é recente.

“Dos 170 anos da Polícia Civil, as mulheres só tiveram direito de entrar na carreira nos últimos 50 anos. Hoje somos cerca de 30% do efetivo. Ainda faltam 20% para ser a metade. Vamos chegar lá. Queremos ter as mesmas oportunidades, respeitando nossas diferenças”.

PRESENÇAS - Estiveram presentes a Delegada de Polícia Especializada e mestre em Direito, Tathiana Guzella; a Tenente-Coronel Letícia Chun Pei Pan; a Capitã do quadro de oficiais dos Bombeiros Militares, Mariana Lorenzi; a Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Rosemarie Pimpão; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Wellington de Moura; e o Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda.