Policiais civis participam de habilitação em Sistema Automatizado de Identificação Biométrica em Curitiba 27/05/2024 - 10:10
Papiloscopistas da Polícia Civil do Paraná (PCPR) estão participando de um curso para habilitação no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis). A formação acontece entre os dias 20 e 28 de maio na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Curitiba.
O Sistema Abis é uma versão atualizada de um sistema anterior já utilizado pelas forças policiais para a coleta de impressões digitais. O novo sistema, que já é adotado e operado pela PF, contempla identificação por meio de impressões digitais, impressões palmares e imagens de face.
Ele permite o armazenamento das informações biométricas em bancos de dados e a comparação entre aquelas que já estão registradas e as novas inserções a fim de se obter a identificação de indivíduos.
Ao todo, participam da habilitação quinze papiloscopistas, sendo dez da PCPR e cinco da PF.
O curso tem carga horária de 60 horas e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a PF e a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) visando o compartilhamento de informações e bancos de dados entre as forças Federal e Estadual.