Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional 06/12/2023 - 17:25
O evento da Polícia Civil do Paraná (PCPR) na Comunidade na Ilha do Mel, nesta segunda (4) e terça-feira (5), deu início à confecção da Carteira Nacional de Identidade (CIN) em todo o Paraná. Ao todo 266 documentos foram confeccionados na ocasião.
O novo modelo segue um padrão único, que acaba com a possibilidade multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente.
A principal mudança da carteira é o número unificado, utilizando o numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.
“A iniciativa é uma forma tecnológica de contribuir para a identificação civil e para a prevenção e investigação de crimes, já que o modelo contém um único número, trazendo praticidade e segurança ao cidadão”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento.
A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br. O novo modelo possui validade de 10 anos.
De acordo com o delegado da PCPR e chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o Paraná foi um dos primeiros estados a dar início à emissão do novo modelo.
“É um trabalho ininterrupto dos nossos policiais com a brava equipe de tecnologia do Estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada, terminando o ano com o novo modelo”, completa.
Para o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, este é o primeiro evento de outros que terão a confecção do novo documento.
“A edição do PCPR na Ilha do Mel marca o início de uma nova era na identificação civil. A partir de agora todos as carteiras de identidade serão no novo padrão, tanto em nossos eventos como em todos os postos de identificação”, conclui.
O superintendente geral de Relações Institucionais, Renato Adur, conta que a presença da PCPR na Ilha contribuiu de forma eficaz, já que a população tem dificuldade de locomoção à Paranaguá, que é o município, para a emissão dos documentos.
“Além do trabalho social, é de extrema importância trazer a inovação do novo sistema digital e físico à população da Ilha”, afirma.
DOCUMENTO- O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR.
Já o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.
O modelo de Registro Geral (RG) tem validade até o ano de 2032.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.