PCPR retoma participação no projeto Justiça no Bairro após um ano e nove meses 30/08/2021 - 03:20
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) retomou a participação no projeto Justiça no Bairro após um ano e nove meses de suspensão do evento por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre quarta-feira e sábado (25 a 28) os papiloscopistas confeccionaram 385 carteiras de identidade em edições realizadas em Jandaia do Sul e Mandaguari, região Norte Central do Estado.
No dia 25 de agosto foram produzidos 80 registros gerais (RG) na Escola Municipal César Lattes. Algumas pessoas não tinham condições de solicitar uma 2ª via da certidão de nascimento ou casamento e tiveram atestadas cópias simples pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) através de consulta ao cartório civil. Com a assinatura atestando a autenticidade do documento o cidadão conseguiu confeccionar a carteira de identidade.
Entre os dias 26 e 28 de agosto os papiloscopistas da PCPR participaram da edição do projeto em Mandaguari. Foram produzidas 305 carteiras de identidade, o que supera o número de RG confecionados em um mês no posto do Instituto de Identificação do Paraná da cidade.
PROJETO - Justiça no Bairro é uma iniciativa do TJPR em parceria com o Sesc Paraná, sob a coordenação da desembargadora Joeci Camargo. Os eventos são apoiados pelas prefeituras locais, pela PCPR e pelo Centro de Referência da Assistência Social.
Para a retomada dos eventos foram cumpridas medidas de segurança para evitar a transmissão do coronavírus, sendo o uso de máscara obrigatório. Foi ofertado álcool em gel aos visitantes e realizado atendimento com intervalo de 30 minutos entre cada requerente.
Em 2021 a PCPR celebra 18 anos de participação no projeto Justiça no Bairro. A população que vai até o local já espera encontrar o serviço de emissão de carteira de identidade.
O projeto tem o objetivo de descentralizar a prestação de serviços, levando de forma gratuita o acesso à Justiça para a população economicamente vulnerável.