PCPR representa o Brasil em curso sobre mudanças climáticas nos Estados Unidos 20/09/2024 - 15:10
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) foi escolhida para representar o Brasil em um curso internacional sobre mudanças climáticas promovido pela Escola de Guerra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O evento aconteceu entre os dias 9 e 20 de setembro na capital norte-americana, Washington.
O curso, denominado Mudanças Climáticas e Implicações para a Defesa e Segurança, reuniu mais de 100 especialistas da temática ambiental oriundos de 27 países das Américas e da África. Entre eles, esteve o delegado da PCPR Guilherme Dias, que é titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em Curitiba.
"Estive representando não apenas o país, mas também a Polícia Civil do Paraná. Estou muito feliz por ter a oportunidade de absorver estes importantes conhecimentos e por poder propagá-los futuramente por meio da nossa instituição", comenta o delegado.
A formação tratou sobre o papel das instituições de segurança e defesa no combate às alterações climáticas e as implicações de segurança associadas ao aumento da temperatura global. Entre os objetivos do curso estavam educar os participantes sobre as causas científicas e meteorológicas do aquecimento da Terra e também identificar medidas para melhorar a capacidade das nações de responder a desastres causados pelo clima.
Todas as atividades aconteceram dentro do Forte Lesley J. McNair, que é uma uma base do exército dos Estados Unidos. Ao longo das duas semanas, os participantes tiveram acesso a palestras, sessões de perguntas e respostas, painéis e discussões em grupos de trabalho.
Com a conclusão dos conteúdos previstos, os participantes foram desafiados a executar um projeto escrito de fim de curso, que deverá ser entregue até o mês de outubro. No caso do delegado da PCPR, o tema escolhido foram os crimes contra a vida selvagem e o seu papel nas alterações climáticas.
Finalizando sua participação, Dias retorna ao Brasil e traz consigo experiências e informações que auxiliarão no combate aos crimes praticados contra o meio ambiente.