PCPR recebe treinamento do TSE para uso de sistema de identificação biométrica 04/08/2021 - 16:00
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recebeu treinamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uso do sistema automatizado de identificação biométrica, entre segunda (26) e quinta-feira (29), em Curitiba. A ação faz parte de um acordo de cooperação técnica que visa a troca de dados e de acesso a plataformas entre os órgãos.
O treinamento foi fornecido a papiloscopistas do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). O sistema automatizado de identificação biométrica é usado para identificação em grande escala, já que permite uma comparação de uma amostra com todos os modelos biométricos do banco de dados com o objetivo de encontrar o registro específico de uma pessoa. Com o uso da plataforma, a PCPR poderá chegar mais rapidamente a identidade de suspeitos a partir de fragmentos coletados em locais de crime.
O banco de dados do TSE reúne cerca de 120 milhões de pessoas. Na quinta-feira (29) os papiloscopistas incluíram no sistema 43 fragmentos de impressão digital coletadas em perícia de local de crime e obtiveram 16 cadastros positivos em quatro minutos. Inicialmente o IIPR terá três acessos no primeiro mês, e após os relatórios de positivação serão liberados mais terminais do sistema para o governo estadual.
Em contrapartida, a PCPR compartilhará com a Justiça Eleitoral os dados biométricos e biográficos coletados na emissão do Registro de Identificação Civil (RG) .