PCPR recebe homenagem aos 170 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná 28/09/2023 - 14:33

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e os servidores foram homenageados pelos 170 anos da instituição durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (27), no Plenário Waldemar Daros, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. Proposição do primeiro secretário, deputado Alexandre Curi, segundo vice-presidente, deputado Ney Leprevost, do líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, deputado Tito Barichello e do deputado Delegado Jacovós.

No evento foram homenageados o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, doutor Silvio Jacob Rockembach; o delegado de polícia da Divisão Policial da Capital, doutor Fábio Lopes Pereira, neste ato representando a delegada de polícia Maritza Maira Haisi; o delegado da Divisão de Polícia Metropolitana, doutor Fabio Renato Amaro da Silva Junior; a delegada de polícia, doutora Tathiana Guzella, o delegado titular do Centro de Operações Especiais (COPE), doutor Rodrigo Brown de Oliveira, o delegado e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, doutor Marcus Vinicius da Costa Michelotto e a senhora Melina Schneider Bastos Martins, neste ato representando todos os agentes de polícia judiciária.    

Também foram homenageados 804 policiais civis, agentes e funcionários da corporação que se destacaram pelo cumprimento das suas funções em atenção à população paranaense, recebendo diploma de Menção Honrosa com Votos de Congratulações com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição dos Deputados Ney Leprevost, Alexandre Curi, Delegado Tito Barichello e Delegado Jacovós concede homenagem por sua inestimável contribuição ao Paraná na área da segurança pública e por ocasião da celebração do aniversário de 170 anos da Polícia Civil do Paraná”. 

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockenbach, comenta a importância de receber o reconhecimento da Assembleia Legislativa e o trabalho exercido pelos policiais civis. “Todas as conquistas se devem ao trabalho da Polícia Civil, mas também o trabalho de outros órgãos. Hoje temos a felicidade de estar avançando em determinados pontos. A gente tem muito a melhorar e aos poucos vamos melhorando. Isso porque a gente tem os melhores policiais do Brasil. Nada aconteceria se não fosse cada um dos policiais que estão na ponta fazendo o dia a dia da Polícia Civil”, completa Rockenbach. 

O presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost, relembra a história da PCPR. “A Polícia Civil foi se consolidando em todos os municípios, se profissionalizando e hoje temos reconhecidamente a melhor Polícia Civil do Brasil, é uma polícia honesta, trabalhadora, cidadã, fraterna no relacionamento com a comunidade, mas ao mesmo tempo uma polícia eficiente”, afirma Leprevost. 

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, expressa que é uma satisfação e motivo de orgulho fazer parte desta equipe e que se sente como um membro da Polícia Civil, uma vez que agora está na Secretaria de Segurança. “E me sinto também, orgulhoso de ver o quanto a Polícia Civil evoluiu nestes últimos anos, houve toda uma reestruturação e modernização e agora estão desempenhando com maior qualidade a sua missão que é somar com as Forças de Segurança do Estado”.  

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi, parabenizou a Polícia Civil do Paraná pelos 170 anos de dedicação incansável à segurança e à justiça do nosso estado. “Desde sua fundação, em 1853, ela tem sido um pilar fundamental na proteção de nossa comunidade, na investigação de crimes e na manutenção da ordem. E hoje, celebramos não apenas uma instituição, mas também os heróis e heroínas que arriscam suas vidas diariamente para garantir nossa tranquilidade”. 

O líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, deputado Tito Barichello, comentou sobre a efeméride. “A Polícia Civil é a melhor polícia investigativa do Brasil. Uma polícia organizada que trabalha com investigação séria. É uma instituição que mudou muito nestes últimos anos, não temos mais presos em delegacia, o armamento e viaturas foram renovados, os plantões foram organizados, então hoje a polícia civil tem condições de realizar um trabalho profícuo para toda sociedade”. 

GALERIA DE IMAGENS