PCPR realiza reunião de abertura com policiais civis que atuarão na Operação Verão 12/12/2023 - 16:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma reunião de abertura com os policiais civis que atuarão no Verão Maior Paraná, nesta sexta-feira (15), em Matinhos, no Litoral do Estado. A ação fecha o ciclo de capacitação ofertada para servidores que atuarão na temporada, que teve início na segunda-feira (11), na Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba.

O objetivo do ciclo de aprendizado foi reforçar a capacitação dos policiais civis, além de dar orientações gerais sobre o trabalho a ser realizado no Verão Maior Paraná, que começa iniciará neste sábado (16) e se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024.  

O delegado da PCPR Fábio Amaro, coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, conta que os policiais civis participaram do período de uma semana de capacitação e hoje foi a cerimônia de encerramento do curso.

"Nossos servidores passaram por uma instrução a respeito dos procedimentos de polícia judiciária que vão realizar aqui durante o período de Operação Verão. A gente espera que a finalidade pretendida para o curso de capacitação e nivelamento dos servidores tenha sido atingida, e agora é o pontapé inicial, todos os servidores estão aqui à disposição da segurança pública, ao atendimento, ao veranista, ao munícipe, ofertando um serviço de qualidade", conclui.

Durante o curso estão sendo ministradas aulas teóricas e práticas, sendo que são abordados temas como Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJ-E) e a atuação nas centrais de flagrantes. Além disso, os policiais estão recebendo instrução de tiro, em que o objetivo é atualizar as técnicas utilizadas e capacitar os servidores. 

De acordo com o delegado e coordenador operacional do Verão Maior Seguro pela PCPR, Rodrigro Brown, as inovações trazidas nessa versão da temporada de verão de 2023/24 buscam aperfeiçoar o trabalho para que prestar ainda mais um serviço de qualidade.

"Estamos dando início a mais uma Operação Verão da Polícia Civil do Estado do Paraná, buscando entregar um serviço de excelência para o litoral, para os moradores, para os veranistas, para que nós possamos, juntamente com as demais forças de segurança que estão trabalhando integrado, trazer um índice de segurança muito maior, trazer uma tranquilidade para que as pessoas possam curtir o verão da melhor maneira possível", afirma.

TROCA DE ARMAMENTO - Os policiais que atuarão no verão também receberam um novo armamento. A pistola Beretta APX, calibre 9mm, foi entregue durante o curso de capacitação. 

Os servidores passaram aulas em que foram realizadas a apresentação da arma, a instrução de manutenção e a prática de tiro. Além do novo objeto, os agentes de polícia judiciária também receberam munições, coldre velado e o coldre operacional.  

VERÃO- Cerca de 230 policiais civis serão acrescentados ao efetivo regular no Litoral. Delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas atuarão nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes, no Litoral do Estado. Além da atuação em Porto Rico, na Costa Noroeste. 

A PCPR atuará fortemente com a missão de contribuir para a segurança no Litoral. Serão desenvolvidas atividades de investigação criminal, polícia judiciária, orientações à população, perícias papiloscópicas e policiamento velado e especializado.

A PCPR atuará fortemente com a missão de contribuir para a segurança no Litoral. Serão desenvolvidas atividades de investigação criminal, polícia judiciária, orientações à população, perícias papiloscópicas e policiamento velado e especializado.

GALERIA DE IMAGENS