PCPR realiza evento em alusão ao maio laranja em Curitiba 17/05/2024 - 11:47

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) irá realizar um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste sábado (18), no Parque Barigui, das 10h às 17h. No local serão disponibilizadas orientações, materiais educativos, recreações, exposição dos carros da PCPR e cães terapeutas.

“É um evento bem interessante para fazer esse papel de conscientização de toda a população com relação ao abuso sexual infantil. Estaremos com uma equipe, para passar orientações aos pais e as pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o assunto”, conta o delegado da PCPR Rodrigo Rederde.

A ação é em alusão a campanha do Maio Laranja, em que durante todo o mês são feitas ações para reforçar a importância do combate e a conscientização sobre o tema. Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar este dia. 

NUCRIA- O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), é uma unidade especializada da PCPR com o objetivo de investigar crimes de violência psicológica, física e sexual contra crianças e adolescentes e garantir a segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional do público infantojuvenil e de seus familiares.  

A unidade apura crimes de lesão corporal grave, gravíssima ou qualificadas pela violência doméstica; como estupros, situações de pedofilia, tortura e outros crimes  

Atualmente a PCPR conta com sete unidades, sendo em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. 

COMBATE- O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos, raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Estado do Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.   

DENÚNCIAS- Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.


 

GALERIA DE IMAGENS