PCPR realiza evento de posse para novo delegado da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba 17/02/2023 - 16:55

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou evento de posse para o novo delegado chefe e apresentação dos novos delegados da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba, região dos Campos Gerais, na quinta-feira (16). O delegado João Paulo Menuzzo Lauandos passa a ser o delegado chefe da subdivisão.

Durante o discurso de posse, o delegado da PCPR Lanevilton Moreira ressaltou que o reforço na subdivisão vai permitir que as ações da polícia tenham um grande avanço em termos quantitativos e qualitativos, trazendo melhorias à segurança da população local.

O delegado João Paulo Lauandos afirma que é uma fase de reestruturação, mas com boas expectativas. “Temos obrigação de uma prestação de serviço eficiente no combate a criminalidade. Vamos aumentar a elucidação dos casos e operações policiais, além de reestruturar o setor de inteligência e homicídios da subdivisão”, finaliza.

Ao todo 391 policias tomaram posse em todo o Paraná. Os novos policiais civis desempenham funções em investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais e condução de inquéritos. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas para a sociedade.

CONTRATAÇÃO HISTÓRIA – A contratação de mais de 400 servidores para compor o efetivo da Polícia Civil do Paraná marca um momento histórico do Estado: todas as 161 comarcas passam a contar com delegados. Ao todo foram chamados, por concurso público, 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães. Destes, 391 concluíram com sucesso o curso de formação e em 2023 passaram a reforçar a segurança dos paranaenses.

LOTAÇÕES – A ordem de escolha da lotação ocorreu a partir de uma média aritmética entre as notas obtidas no concurso e as notas das avaliações teóricas, práticas e de aptidão física realizadas durante o curso técnico-profissional.

Além da média, dois outros fatores também interferiram na escolha das unidades onde cada profissional vai atuar. No concurso de investigador e papiloscopista, as vagas foram regionalizadas por edital. Por isso, o candidato se inscreveu para uma região específica do Estado.

As vagas para o cargo de delegado foram direcionadas para as cidades do Interior e da Região Metropolitana – os novos servidores devem trabalhar nestas localidades por, no mínimo, três anos.

Nas subdivisões do Interior, o reforço no efetivo ocorre com 281 servidores: 130 delegados, 108 investigadores, 15 escrivães e 28 papiloscopistas.

PLANO ESTRATÉGICO – A contratação e a formação dos futuros servidores fazem parte do Plano Estratégico 2019-2023 que foi instituído no primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e que busca trazer melhorias tanto para os policiais civis como para a sociedade. Outra conquista histórica do período foi a remoção de todos os presos das delegacias, liberando os policiais civis para sua missão constitucional. Os detentos passaram a ser responsabilidade da Polícia Penal e foram encaminhados para unidades específicas ou penitenciárias.

PRESENÇAS – o Delegado Chefe da Divisão Policial do Interior Lanevilton Moreira, o Prefeito Municipal de Telêmaco Borba Marcio Arthur, a Prefeita Municipal de Imbaú Dayane Sovinski, o delegado da PCPR João Paulo Lauandos, o delegado da PCPR Anderson Seiji, o delegado da PCPR Guilherme Donte, o delegado da PCPR João Paulo Martins, o delegado da PCPR João Soares de Lima, a delegada da PCPR Mariana Cantu, o delegado da PCPR Jonas Avelar, a delegada da PCPR Maiara Kasmirski, a corregedora de área norte Elaine Ribeiro e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Telêmaco Borba Leandro de Castro.