PCPR promove visita técnica para alunos de Criminologia 08/11/2024 - 15:25
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recebeu, nesta sexta-feira (8), um grupo de 25 alunos do curso de Criminologia da UniCuritiba para uma visita técnica às instalações do departamento da PCPR e da Central de Flagrantes em Curitiba. A iniciativa, que veio a partir de estudantes de diversos períodos, foi idealizada para proporcionar uma visão prática e aprofundada sobre o funcionamento da instituição, abrangendo tanto as atividades de polícia judiciária quanto as administrativas.
O delegado da PCPR Hamilton Cordeiro da Paz Júnior, que apresentou aos estudantes a história da instituição, falou sobre a importância de eventos como este para a formação dos futuros profissionais do Direito e da Criminologia.
"Acreditamos que é essencial que os alunos conheçam a sistemática do funcionamento da PCPR, tanto em operações quanto na parte administrativa. Agora, eles entendem melhor como a polícia é gerida, setorizada e mantida dentro dos parâmetros legais", afirmou o delegado.
A visita foi organizada pelo professor de Direito e Agente de Polícia Judiciária Gerson Faustino Rosa, que explicou o objetivo da experiência. "Além de atender ao pedido dos alunos que queriam conhecer a Polícia Civil, buscamos apresentar a estrutura atual da instituição e sua evolução ao longo dos anos. Essa foi uma visita técnica com um enfoque acadêmico e a adesão foi voluntária, mostrando o interesse genuíno dos alunos".
Lorenzo Canali, estudante de Criminologia e presidente do Centro Acadêmico de Criminologia, destacou a relevância da experiência para o crescimento acadêmico e profissional dos participantes.
"Ter a oportunidade de conhecer a Polícia Civil de perto é uma experiência valiosa. Eventos assim nos aproximam da realidade da instituição e ajudam a entender melhor o caminho que queremos seguir, seja como policiais ou em outras funções que interajam com as forças de segurança", comentou Canali.
A visita permitiu que os alunos adquirissem uma nova perspectiva sobre as práticas e os bastidores da PCPR, fortalecendo a ponte entre a academia e as forças de segurança e enriquecendo sua formação profissional.
Após a conclusão do evento, os alunos retornam para a sala de aula levando os conhecimentos adquiridos.