PCPR promove quarta edição do curso de atualização de armamento e tiro em Londrina 06/11/2020 - 15:54
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu a quarta edição do curso de atualização de armamento e tiro em Londrina, região Norte do Estado, entre terça e sexta-feira (6). Trinta e dois policiais de Cambé, Ibiporã e Londrina participaram da edição, que incluiu uma aula no simulador de tiro móvel.
A investigadora Vanessa Kono ingressou na PCPR em 2007 e destaca a importância do curso na carreira. "Esse aperfeiçoamento veio a calhar, principalmente pra nós do interior do Paraná, que acabamos ficando um pouco deficitários com essa parte de treinamento. O simulador foi muito útil, porque podemos nos deparar com situações não corriqueiras no nosso dia-a-dia. Os treinadores estão de parabéns, porque foi superproveitoso”, afirmou.
Para o investigador Marcos Martins, treinamentos como esse devem fazer parte da atividade policial. "É fundamental para o policial aprender novas técnicas, ter contato com armamento e aprender a dar manutenção no equipamento. Isso faz diferença na abordagem, transmite segurança para toda a equipe policial e para a população”, diz.
Após utilizar o simulador de tiro, Martins avaliou o equipamento como ótimo para prepará-lo para as situações diversas do dia-a-dia. “Ele te leva ao extremo, mais próximo da realidade, porque te coloca em situações de abordagem que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Ele tem áudio, situações diferentes de ocorrência, apresentando suspeitos com objeto na mão e fazendo você decidir se é uma ameaça ou não”, explica.
A instituição fica mais fortalecida com a realização dos treinamentos, segundo o delegado Amarantino Ribeiro. “Traz para a instituição uma resposta adequada uma vez que o policial treinado tende a não cometer deslizes em suas ações nas ruas”, afirma.
Tanto as aulas com a equipe de treinadores do Centro de Operações Policiais Especiais, quanto as simulações de tiro no caminhão oferecem habilidades extras ao policial civil já formado e em exercício das atividades de polícia judiciária.