PCPR promove palestra sobre autogestão e saúde psicológica em Curitiba 29/09/2023 - 12:09

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra de capacitação sobre autogestão e saúde psicológica, nesta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR), em Curitiba. Participaram do evento cerca de 50 servidores das forças de segurança do Estado.  

A iniciativa teve como objetivo levar informações aos servidores sobre saúde psicológica e reflexões de autoconhecimento tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O evento aconteceu em alusão ao setembro amarelo, mês da prevenção do suicídio.  

A delegada e chefe do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da PCPR, Daniele Serigheli, destaca a importância da realização dessa ação, visando o autocuidado dos servidores e contribuindo para que busquem ajuda e amparo dentro da instituição.  

“A palestra é mais um dos cuidados que a Polícia Civil do Paraná está tendo com o servidor, levando orientações de como cuidar não só da saúde física, mas principalmente da saúde psicológica, porque isso acaba influenciando na qualidade do serviço que os policiais prestam à sociedade”, afirma.  

A palestra foi ministrada para servidores da PCPR, Polícia Militar do Paraná, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. Durante o evento, foram realizadas dinâmicas com os servidores e perguntas sobre o tema a fim de criar reflexões sobre a vida.  

O palestrante José Carolino, mestre em educação e terapeuta, afirma que esse tipo de ação resulta em um equilíbrio por parte do servidor, para que ele possa voltar para casa com a visão de resiliência e ressignificação daquilo que está causando aflição.  

“A nossa preocupação é justamente dar consciência do grande problema que os servidores vêm enfrentando por conta da própria rotina estressante e da responsabilidade no serviço, de que estamos passando por um período delicado dessa falta de compreensão e entendimento que venha ser a saúde psicológica”, complementa Carolino.  

A agente de polícia judiciária, Tatiana Martins, ressalta que foi uma iniciativa muito válida para refletir sobre áreas da vida que não estava dando a importância devida. “Como servidora acho muito válido pensar na saúde psicológica de forma preventiva. As vezes identificar o problema não é fácil para quem está vivendo ele. Com a palestra, podemos replicar o que aprendemos e tentar acolher os colegas em caso de identificar os sinais”, conclui.  

 

GALERIA DE IMAGENS