PCPR presta apoio em implementação de serviço aeropolicial em Roraima 27/03/2023 - 12:43

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) se reuniu com a Polícia Civil de Roraima (PCRR) na última semana, em Boa Vista, capital daquele estado, para trocar informações e iniciar estudos de implantação do Serviço Aeropolicial (Saer) da PCRR. Durante as reuniões, a PCPR também apresentou o Grupamento de Operações Aéreas (GOA).  

O delegado-geral da PCRR, Eduardo Wayner, destacou a importância do serviço em Roraima e instituiu uma comissão para a implementação. 

“Nossa intenção é estreitar a relação com a Polícia Civil do Paraná, por meio de um acordo de Cooperação Técnica, para que possamos implantar, com o apoio de profissionais que já têm essa expertise, o Saer em Roraima. Agradecemos o apoio da Polícia Civil do Paraná, em especial da equipe do GOA, que está auxiliando Roraima neste processo”, destacou. 

Na última sexta-feira (24), foi realizada uma reunião técnica com policiais do Paraná e a cúpula da Polícia Civil de Roraima, coordenada pelo delegado-geral. Participaram do encontro o delegado Renato Coelho e o investigador Maurício Anderson, ambos do Paraná. 

Durante a reunião, a PCPR apresentou informações sobre o início e funcionamento do GOA e a importância nas missões realizadas no Paraná. Além disso, dissertaram sobre o curso de pós-graduação em Operações Aéreas de Segurança Pública, voltado a policiais que buscam a formação de operador aerotático. 

“Nesta oportunidade nós repassamos aos colegas algumas questões próprias do gerenciamento das aeronaves do grupamento aéreo, o efetivo necessário, a composição de uma equipe mínima formação de pilotos e operadores aerotáticos, todo controle técnico das manutenções, ou seja, levamos aos policiais civis de Roraima, o conhecimento da PCPR no sentido da gestão e operacionalização de uma unidade aérea”, afirma o delegado chefe do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, Renato Coelho. 

A troca de informações tem como objetivo auxiliar na implementação do serviço aeropolicial naquele estado, além de contribuir com a troca de experiências. Segundo a PCRR, a implementação é uma forma de buscar maior eficácia e segurança nas missões e melhorar o tempo de resposta e alcance da ação policial.

GALERIA DE IMAGENS