PCPR prende secretária de líderes religiosos suspeitos de exploração de trabalho infantil em Maringá 16/08/2021 - 12:33

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente uma mulher, de 31 anos, por envolvimento na exploração de trabalho infantil em uma igreja de Maringá, no Noroeste do Estado. A captura aconteceu na quinta-feira (12), naquele município. Outros três indivíduos, da mesma família, estão envolvidos no crime e foram presos no dia 23 junho.

Os capturados comandavam a venda de pizzas feitas em uma igreja, em Maringá e cidades da região. Eles atraíam crianças e adolescentes afirmando que a ação seria uma obra divina e que o dinheiro seria doado para crianças com câncer. A suspeita era secretária da igreja e responsável pela parte financeira, além de coordenar e fiscalizar o comércio das pizzas.

Após o aliciamento, os menores eram submetidos ao trabalho forçado, em jornada excessiva e os suspeitos ficavam com o dinheiro arrecadado. 

A PCPR identificou 11 vítimas menores de idade, com idades entre 9 e 17 anos, que montavam e vendiam as pizzas, no período da manhã, tarde e ainda uma parte da noite. Uma das vítimas, de 13 anos, foi subtraída dos pais para trabalhar como empregada doméstica na casa da família de pastores. Os pais que tentavam contestar os métodos do grupo também eram agredidos e ameaçados.

Todas as crianças já foram devolvidas para os pais e responsáveis. A mulher irá responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de pessoas com finalidade de submeter a condições análogas à de escravo.

GALERIA DE IMAGENS