PCPR prende integrantes de organização criminosa envolvida em estelionato em Ponta Grossa 15/04/2021 - 17:44
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime (GAECO) prenderam preventivamente quatro pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa de estelionato. As prisões ocorreram nesta quinta-feira (15), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
Os agentes da PCPR e do GAECO cumpriram 13 mandados de busca em endereços relacionados aos suspeitos. Foram apreendidos diversos cartões bancários, celulares, relógios, equipamentos de informática, veículos, motocicleta e dinheiro.
Em um dos locais, foi localizada uma pistola calibre 9mm, com dois carregadores e 30 munições. Um homem, de 68 anos, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
INVESTIGAÇÃO - Em outubro de 2020, a PCPR cumpriu mandados de busca para auxiliar nas investigações. Na ocasião, foram apreendidos mais de 80 cartões bancários e várias máquinas de cartão.
Durante as diligências, foi constatado que os suspeitos integram uma organização criminosa especializada em aplicar golpes através da internet, enviando e-mails com boletos falsos, como guia de pagamento do IPVA e fatura de cartão de crédito, com o objetivo de captar dados financeiros das vítimas.
As investigações também revelaram que os suspeitos procuravam ocultar a origem dos valores por meio de contas bancárias de laranjas. Em um único dia, a organização fez uma movimentação de R$1,5 milhão, e havia intensas operações financeiras, quase todos os dias.
Estima-se que a quadrilha tenha feito inúmeras vítimas, gerando prejuízo milionário.
A PCPR trabalha para identificar demais envolvidos na organização e pessoas prejudicadas pelos criminosos.