PCPR prende homem por crime ambiental ao colocar fogo em vegetação em Cascavel 12/09/2024 - 09:12
A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta quarta-feira (11) um homem suspeito de colocar fogo em uma vegetação em um terreno baldio em Cascavel, no Oeste do Paraná. A rápida ação das forças de segurança do Paraná faz parte da força-tarefa do Estado para conter ocorrências de incêndios e responsabilizar aqueles que cometem crimes ambientais.
O crime aconteceu na terça-feira (10). Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem inicia a queimada e, após denúncias de pessoas que viram o incêndio e a fumaça, os policiais chegaram, no dia seguinte, até o suspeito de ser o autor do incêndio.
“Ele foi preso em flagrante pelo crime de provocar incêndio em florestas ou outras formas de vegetação. É preciso atuar com rigor neste momento em que o país passa por um período de baixa umidade e altas temperaturas. Este tipo de atitude aumenta o nível de poluição no ar, além de poder causar um incêndio descontrolado nas propriedades vizinhas”, disse o delegado da PCPR Diego Ribeiro Martins.
Os bombeiros foram chamados, mas as chamas foram controladas antes da chegada da equipe ao local. Mesmo assim, moradores do entorno relataram que a queimada causou rapidamente uma forte fumaça na região, comprometendo a qualidade do ar na área.
Provocar incêndios em vegetações é um crime ambiental, com pena de até quatro anos de prisão. Como o homem foi preso em flagrante, ele segue detido e foi encaminhado ao sistema penitenciário.
“É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre o risco de queimadas neste momento. É também fundamental também que a população nos ajude com as denúncias sobre este tipo de incidente, para que possamos agir com rigor e agilidade”, afirmou o delegado.
DENÚNCIAS - A população pode colaborar por meio de denúncias anônimas registradas por meio dos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.