PCPR prende dois homens por crimes contra a mulher em Inácio Martins 19/08/2024 - 14:15

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens, de 50 e 32 anos, pela prática de crimes contra a mulher. A ação aconteceu no sábado (17), em Inácio Martins, nos Campos Gerais.

A primeira captura aconteceu contra o homem, de 50, que é investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra sua própria filha. De acordo com a genitora da vítima, esta desconfiou de um possível ato de violência sexual contra a filha, após o suspeito ter mencionado o nome da filha durante relação sexual.

“A vítima revelou que os abusos ocorriam desde 2023. Diante das graves revelações da genitora, tomadas suas declarações, foi instaurado Inquérito Policial para investigação do fato, bem como representou-se pela prisão preventiva do indivíduo”, explica o delegado da PCPR Gabriel Moura Marinho. 

O segundo homem, de 32, foi preso por descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça, tentativa de lesão corporal e violação de domicílio. Conforme apurado, a vítima procurou a PCPR para relatar que seu ex-convivente teria ingressado à casa de seu namorado, sem autorização, munido de um pedaço de madeira e investigado contra si. 

“Segundo a vítima, esta não foi atingida pois o suspeito foi contido por seu namorado. Embora contido, o indivíduo ainda teria proferido ameaças de morte contra a vítima. Além dessas condutas, ao se aproximar da vítima, o suspeito violou medidas de proteção impostas contra si, em favor da vítima, as quais estavam vigentes desde março de 2024”, completa o delegado.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

SHAMAR – A ação faz parte da Operação Shamar, que acontece durante o mês de agosto em todo o País e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate à violência contra a mulher.

Durante o período, a PCPR intensifica as ações repressivas de combate à violência doméstica e conta com apoio das demais forças de segurança do Estado, além de realizar ações educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.  

A operação recebeu o nome Shamar pela origem hebraica da palavra, que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger.

DENÚNCIAS - A população pode fazer sua parte no combate à violência praticada contra a mulher. Denúncias podem ser enviadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS