PCPR participa do 2° Encontro Nacional da Recupera em Brasília 01/11/2024 - 15:08
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou, nos dias 30 e 31 de outubro, do 2° Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), em Brasília. O evento reuniu representantes das polícias civis de todas as unidades da federação e da Polícia Federal.
Com o objetivo de fortalecer as unidades de recuperação de ativos em todo o país, o encontro focou na descapitalização de organizações criminosas e na promoção da integração entre os órgãos estaduais e federais. Além disso, buscou divulgar boas práticas na recuperação de ativos relacionados a infrações penais.
Conforme apurado, a Recupera articula esforços para identificar e destinar ativos provenientes de crimes. O encontro representou um marco no avanço dessas ações, com ênfase na troca de experiências e capacitação integrada entre as instituições participantes.
Representantes das polícias civis das 27 unidades da federação e dos Grupos Regionais de Atuação em Lavagem de Ativos da Polícia Federal (GRALs) marcaram presença, destacando a importância da cooperação interinstitucional. Também estiveram presentes membros do Conselho Nacional de Políticas sobre Recuperação de Ativos (Conara) e da Receita Federal.
Segundo o delegado da PCPR Marcos Pestano, que representou o Paraná no evento, a Rede Recupera não apenas fomenta a criação de unidades de recuperação de ativos, mas também fortalece a estratégia nacional de combate às organizações criminosas.
"O foco vai além das prisões, abrangendo investigações patrimoniais para garantir o ressarcimento das vítimas", afirmou.
Com a conclusão do encontro, o delegado retorna ao Paraná trazendo os conhecimentos adquiridos, que serão aplicados nos casos investigados pela PCPR.