PCPR participa de treinamento integrado de cães policiais em Pato Branco 08/06/2020 - 04:56

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de um treinamento integrado de cães policiais entre os dias 1 e 5 de junho, em Pato Branco, na região Sudoeste do Estado. O curso inicial de busca de pessoas foi promovido pelo Corpo de Bombeiros e teve a participação de cães policiais de outras forças de segurança.

Dois cães policiais da PCPR, Hera e Rastro, participaram do treinamento. Outros quatro integrantes do canil do Corpo de Bombeiros e três da Polícia Militar do Paraná (PMPR) completaram a turma.

Hera é uma cadela da raça Pastor Alemão e que está sendo adestrada para a busca e captura de foragidos. O objetivo é que ela atue em situações onde o criminoso está em fuga e resista a prisão. Há três anos e meio na PCPR, Hera já colabora na busca por drogas e armas de fogo.

Rastro é um cão policial da raça Bloodhound, que está sendo treinado para a busca de pessoas desaparecidas ou de cadáveres. Todo o treinamento para busca de pessoas se guia pelo odor específico de quem é procurado.

As atividades foram supervisionadas e ministradas pelo bombeiro militar Diego Fleitux, que é especialista na busca de pessoas com cães detectores. O treinamento inicial ocorreu em diferentes locais, tanto das dependências da PCPR, quanto no 3º Batalhão da PMPR e em áreas públicas e privadas da cidade.

Os exercícios simulados foram no período da manhã, tarde e noite, com sol e com chuva, o que serviu para avaliar os trabalhos já realizados até agora pelos investigadores da PCPR com os cães detectores de busca pessoas.

Os investigadores da PCPR, que participaram da instrução, avaliaram positivamente a integração. O conhecimento adquirido permitirá que os instrutores condicionem cada vez mais os cães policiais para a captura de pessoas.

GALERIA DE IMAGENS