PCPR participa de passeata pelo combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Paulo Frontin 29/05/2024 - 15:47

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou da passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Paulo Frontin, no Sul do Estado. O evento aconteceu nesta quarta-feira (29).

A ação foi organizada pela Prefeitura Municipal através da Rede Municipal Intersetorial de Proteção e Enfrentamento às Violências e faz parte do Maio Laranja.

Estiveram presentes na passeata autoridades municipais e também policiais civis.

O delegado da PCPR Donizete Gordiano, que também participou do evento, destacou que a Polícia Civil dá prioridade ao assunto e que está à disposição da população para atendimento de casos que envolvam o tema.

"Foi uma oportunidade para falar sobre a importância da articulação da rede de proteção e do papel da PCPR no enfrentamento às formas violência contra a criança e o adolescente", disse.

COMBATE - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000. A data, que acontece anualmente no dia 18 de maio, foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos, raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Estado do Espírito Santo, neste mesmo dia no ano de 1973.

MAIO LARANJA - A PCPR está realizando diversas ações de combate ao abuso sexual infantil durante o Maio Laranja. Durante a primeira quinzena do mês foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas. As ações tiveram como público-alvo crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.

DENÚNCIAS -  Todo aquele que tomar conhecimento de crimes contra crianças e adolescentes, deve denunciar.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 100, do Disque Direitos Humanos, 197, da PCPR e 181, do Disque-Denúncia.

Se a violência estiver acontecendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.