PCPR participa de curso de Cinotecnia Policial em Santa Catarina 26/10/2023 - 18:10

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de um curso de Cinotecnia Policial para a condução e treinamento de cães de detecção. O curso durou 38 dias e finalizou na última quarta-feira (25), com aulas ministradas por professores especializados.  

A Cinotecnia Policial é o conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados à reprodução selecionada, manejo e treinamento de cães para trabalhos específicos civis ou militares. O delegado da PCPR e coordenador do Núcleo de Operações com Cães, Cristiano Quintas, e o agente de polícia judiciária Lucas Ianesko participaram do curso. 

A iniciativa foi disponibilizada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). Durante as aulas foram abordadas diversas disciplinas como noções de adestramento, medicina veterinária, comportamento animal, incluindo disciplinas como táticas operacionais padrão com o uso de cães. 

De acordo com o delegado da PCPR Cristiano Quintas, o curso auxiliou para reforçar a importância da atuação dos cães policiais.  

“Além das técnicas que foram repassadas e serão empregadas nos treinamentos com os cães que estão no NOC, pude refletir sobre a atuação do cão policial. Ele atua pelo desejo de agradar ao seu dono, e assim o faz de forma alegre, apenas querendo servir, então não existe devoção igual. O cão trabalha com uma felicidade invejável.”, conclui. 

NOC- Atualmente, a PCPR conta com seis bases do Núcleo de Operações com Cães (NOC) no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Londrina.   

GALERIA DE IMAGENS