PCPR participa de caminhada contra o feminicídio 18/07/2023 - 15:59

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) irá participar da Caminhada do Meio-Dia, ao meio-dia do dia 22 de julho (sábado). O evento faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (Semipi) confirmou a adesão de 50 municípios paranaenses à realização da caminhada.

O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

A recomendação é que as pessoas que irão participar da Caminhada do Meio-Dia usem roupa branca em demonstração da paz e respeito à vida. Cada município vai definir e divulgar um ponto de encontro e um local de chegada para a caminhada, a recomendação é que o circuito dure cerca de 15 minutos.

Em Curitiba, o evento já está garantido e será realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba, com ponto de encontro marcado para às 11h30 na Praça Santos Andrade, com destino à Praça Osório.

ADESÃO – Ainda é possível fazer a adesão à campanha. Para os municípios que desejam realizar a Caminhada do Meio-Dia, basta entrar em contato com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Paraná. As servidoras da pasta vão orientar os gestores municipais sobre como fazer a adesão.

Os municípios que já aderiram à campanha são Ponta Grossa, Sabáudia, Pérola, Guarapuava, Paiçandu, Santa Isabel do Ivaí, Joaquim Távora, Curitiba, Chopinzinho, Prudentópolis, Apucarana, Irati, Cruz Machado, Almirante Tamandaré, Guamiranga, Rebouças, Rio Negro, Arapongas, Mirador, Nova Fátima, Maringá, Enéas Marques, Cascavel, Jaguariaíva, Santa Inês, Foz do Iguaçu, Lapa, Contenda, Porto Vitória, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Tebas, Capitão Leônidas Marques, Piên, Inácio Martins, Telêmaco Borba, Paranaguá, Astorga, São José dos Pinhais, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Reserva, Pinhão, Ubiratã, Fernandes Pinheiro, Santa Cecília do Pavão, Bituruna, União da Vitória, Cruzeiro do Oeste e Pato Branco.