PCPR participa de ação para devolução de celulares furtados ou roubados em Curitiba 16/12/2024 - 11:08

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou nesta sexta-feira (13) de uma ação do Projeto Joia Rara, que tem como objetivo a restituição de celulares furtados e roubados em Curitiba. A operação é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público do Paraná e outras instituições. 

Conforme apurado, nos últimos seis meses, foram registrados mais de 233 casos de furtos e roubos de celulares na modalidade conhecida como “cavalo louco”. As investigações levaram à detenção de 12 pessoas envolvidas nesses crimes e na receptação de aparelhos. Até o momento, aproximadamente 25 dispositivos foram devolvidos aos seus proprietários.

O delegado da PCPR Marcelo Magalhães, destaca que as Delegacias do Adolescente (DA), de Furtos e Roubos (DFR) e o 1° Distrito da Capital forneceram os dados da operação, sendo que a DFR concentrou 92% dos registros por ser especializada nesse tipo de delito. 

“A PCPR ainda ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência, que pode ser feito presencialmente ou pela internet, para direcionar investigações e ações nas áreas mais afetadas”, explica. 

O projeto busca reduzir os impactos dos crimes patrimoniais e garantir a devolução dos aparelhos de forma ágil às vítimas.

DENÚNCIAS - A PCPR também solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações de furto e receptação. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. 

 

GALERIA DE IMAGENS