PCPR participa de Seminário de Direitos Humanos 16/06/2023 - 13:28

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou do Seminário de Direitos Humanos - Proteção à Pessoa Idosa e Vulneráveis promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na última quinta-feira (15). O encontro teve como objetivo ouvir os anseios da sociedade e das pessoas que integram e atuam na defesa dos grupos de pessoas vulneráveis. 

“Cada seminário homenageamos um grupo de pessoas vulneráveis e neste evento são as pessoas idosas. Queremos ouvir a sociedade civil para entender como recebem as nossas políticas públicas e, com a troca de ideias, fazer uma avaliação daquilo que precisamos aperfeiçoar”, disse o chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis da Polícia Civil e delegado, Cláudio Marques. 

O encontro foi voltado para integrantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, do Corpo de Bombeiros, defensores de Direitos Humanos, servidores do Sistema de Justiça, estudantes e pesquisadores da área. 

“É um momento de reflexão, para que possamos entender as necessidades dos grupos vulneráveis. Hoje é um dia para reforçarmos e reafirmarmos o quanto é importante compreender e ter empatia pelo outro, uma vez que nós, servidores públicos, somos cuidadores e servidores de todos eles”, afirmou a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes. 

Para o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha, os debates são importantes para maior conhecimento e instrução das forças de segurança. “Ninguém melhor do que os integrantes das forças de segurança estarem bem instruídos, pois somos a instituição que sempre está pronta para atender e proteger toda a população”, pontuou.  

A abertura do evento contou com a presença da presidente do Conselho das Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Rose Traiano. “Esse Seminário debate um assunto de extrema importância, que é a proteção aos nossos idosos. É nossa responsabilidade protegê-los. Juntos podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para eles”, comentou. 

PROGRAMAÇÃO - Na programação do período da manhã foi concedido espaço para a participação de grupos vulneráveis, que apresentaram suas pautas dentro da temática prevista para o Seminário. 

Neste momento, fizeram uso da palavra os representantes da Secretaria de Justiça, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho dos Refugiados, Migrantes e Apátridas, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, do Comitê LGBTI+PR e do Conselho Permanente de Direitos Humanos. 

 No período da tarde, as autoridades presentes puderam apresentar as ações dos órgãos públicos em favor dos Direitos Humanos e da defesa dos grupos vulneráveis, a fim de alinhar as pautas apresentadas no início do evento. Dentre eles, falaram as do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembléia Legislativa do Paraná, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, da Delegacia da Mulher, da Defensoria Pública, da OAB Paraná, do Poder Judiciário do Paraná, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Científica e Penal. 

“Este momento é muito importante para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A Sesp está dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa há bastante tempo e tem responsabilidade por parte das ações previstas no Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Estas ações envolvem, inclusive, capacitação de policiais em seus diferentes âmbitos. Essa capacitação não é só falar de pessoas idosas, mas é entender a especificidade do processo de envelhecimento”, acrescenta a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Adriana Santos Oliveira. Ela representou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.   

DIREITOS HUMANOS - Anualmente, a Sesp realiza os Seminários de Direitos Humanos através das Escolas e Academias de Formação e Aperfeiçoamento das forças policiais. Neste ano, a data foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. 

  

Cada edição do evento é realizada em uma data significativa para grupos de pessoas vulneráveis. Na edição de 2022, foi realizado em 28 de junho, como homenagem à luta dos integrantes da comunidade LGBTQIA+ contra a intolerância e o preconceito. 

GALERIA DE IMAGENS