PCPR participa de Operação Saúde e Paz no Trânsito em Londrina 21/06/2024 - 15:17

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de uma ação educativa de trânsito, nesta sexta-feira (21), em Londrina. A iniciativa faz parte da Operação Saúde e Paz no Trânsito, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com objetivo de buscar soluções eficazes para reduzir os sinistros de trânsito e aliviar as lotações nos leitos hospitalares.

A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.

Todas as atividades realizadas pelos setores envolvidos buscam por um trânsito mais seguro e sensibilizar os condutores, por meio de uma abordagem acolhedora e humanizada sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros na circulação urbana.

De acordo com o delegado da PCPR Edgar Santana, as ações visam diminuir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito.

"Em mais uma fase da Operação Saúde e Paz no Trânsito, que tem o objetivo principal reduzir o índice de sinistros de trânsito contribuindo diretamente para aliviar o sistema de saúde e os leitos hospitalares. Ao reduzirmos o número de sinistros de trânsito estamos não apenas salvando vidas, mas também possibilitando que os recursos médicos sejam direcionados para pessoas acometidas por doenças ", conclui.

No local, foi realizada uma simulação de sinistro de trânsito, em que houve uma demonstração do trabalho das forças de segurança. A ação visa alertar a população sobre os cuidados a serem tomados em vias públicas.

A delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, ressalta a importância de realizar campanhas de conscientização.

"Para diminuirmos o número de acidentes é importante conscientizar os condutores e pedestres. Cada um tem sua responsabilidade em cuidar da vida e integridade do outro. Dessa forma, conseguiremos diminuir a demanda por leitos hospitalares”, afirma.

A operação contou com a participação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Esta ampla coalizão reforça a importância e a seriedade da campanha, que se estenderá pelas principais cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

AÇÕES EDUCATIVAS – Além de mais fiscalização e punição mais rigorosa aos motoristas infratores, o Governo do Paraná tem atuado fortemente nas ações educativas, tanto das próprias polícias quanto do Detran-PR.

A ação das polícias, com aumento das blitz, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas embriagados pode contribuir para reduzir o número de mortes e aumentar o número de pessoas autuadas.