PCPR na Comunidade participa da XI Conferência Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente em Foz do Iguaçu 23/06/2023 - 21:01

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou da XI Conferência Estadual de Direitos da Criança e Adolescente nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Durante o evento, os participantes receberam informações sobre o PCPR na Comunidade.

A presença da PCPR no local teve como objetivo aproximar os representantes dos municípios, informar sobre o projeto, ampliar a rede de proteção à criança e adolescente e orientar sobre a possibilidade de levar os serviços de polícia judiciária aos municípios do Estado.

“Nesse evento temos oportunidade de discutir temas relevantes para proteger as crianças e adolescentes, Identificar os sinais e ver a melhor forma de denúncia e proteção”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

De acordo com a delegada titular da Delegacia do Adolescente da PCPR na Capital e representante da Secretaria de Segurança Pública, Eliete Kovalhuk, a presença do PCPR na Comunidade nesse tipo de evento auxilia na ampliação e fortalecimento da rede de proteção.

“As forças de segurança são órgãos na rede de proteção, em especial a Polícia Civil, que muito antes de reprimir, deve ser vista como órgão de proteção, de confiança para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca.

O conselheiro tutelar no município de Carlópolis Rodrigo Salles Camargo conta que a possibilidade de levar o PCPR na Comunidade em municípios menores auxilia diretamente em fazer um trabalho de conscientização para a população. 

“Esse projeto contribui para que de fato a criança saiba que numa situação de risco, ela também vai ser acolhida da melhor forma possível pelos policiais civis. Então é isso é importantíssimo”, afirma.

CONFERÊNCIA- O evento contribui com palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho. Os participantes discutiram questões como a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.

A coordenadora do projeto Veronica Rambo Ferreira conta que  a importância da presença é para mostrar o programa e como o trabalho auxilia diretamente às crianças e adolescentes. 

“O PCPR na Comunidade também contribui para levar informações para todos os representantes municipais que estavam no evento, informando sobre a importância e como pode contribuir para segurança local, de cada município”, diz.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. 

Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade. 

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

GALERIA DE IMAGENS