PCPR na Comunidade leva serviços para mais de 400 pessoas na Ilha do Mel 21/03/2024 - 13:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 400 pessoas durante evento do PCPR na Comunidade que aconteceu na terça (19) e quarta-feira (20), na Ilha do Mel, no Litoral do Estado.

Durante o evento, foram disponibilizados registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e exposição de perícia papiloscópicas. 

O coordenador do programa, João Mário Goes, enfatiza que levar os serviços a população daquela localidade foi essencial. 

“Foi muito bom poder levar os serviços da Polícia Civil para a população da Ilha do Mel. Pela dificuldade de acesso, os cidadãos daquela localidade tem dificuldade de se locomover até a cidade de Paranaguá ou de Pontal do Paraná para ter acesso aos nossos serviços. Então, nós nos deslocamos com equipamentos e policiais para lá, onde realizamos a confecção das novas carteiras de identidade nacional e disponibilizamos orientações gerais para prevenção contra golpes e outras orientações também sobre outros serviços da Polícia Civil”, ressalta Goes.

Além disso, foram realizadas a emissão de Carteira de Identidade Nacional. Ao todo, foram confeccionados 185 documentos. 

Paulina Helena lepchak, de 71 anos, é moradora da Ilha do Mel há mais de 18 anos e precisava renovar o documento. Ela conta que o difícil deslocamento é um fator que dificulta o acesso a certos serviços.

“Apareceu a oportunidade e não deu para deixar passar. O evento ser realizado aqui ajuda bastante a comunidade. Eu nunca vi um evento assim. Eu acho que deveria ser feito mais vezes, porque o pessoal da Ilha do Mel precisa ter acesso a esse tipo de serviço. Na ilha, é tudo muito difícil. Você tem que pegar o barco e ir para a continente. Viver aqui é um paraíso, mas tem muita dificuldade", aifrma. 

Os policiais civis também repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, e entregaram materiais orientativos.

Nesta edição do PCPR na Comunidade, o Instituto Mundo Melhor esteve presente ofertando gratuitamente mais de 200 cursos on-line à comunidade. Os cursos são da áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo. 

“Pela primeira vez, nós em parceria com o Instituto Mundo Melhor, conseguimos levar a população da localidade a possibilidade de fazer alguns curso de formação de forma gratuita. Com essa edição do programa PCPR na Comunidade conseguimos aproximar mais a polícia civil daquela população e levar efetivamente os nossos serviços para os cidadãos moradores da Ilha do Mel”, conclui o coordenado do programa. 

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO - Quem tiver interesse no programa, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-naComunidade). 

GALERIA DE IMAGENS