PCPR na Comunidade leva serviços para mais de 3 mil pessoas em Antonina, Morretes e Jandaia do Sul 08/04/2024 - 14:12
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 3 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram de quarta-feira (3) a sábado (6), em Antonina e Morretes, no Litoral do Estado e em Jandaia do Sul, no Noroeste do Estado.
Durante os eventos, foram disponibilizados registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, exposição de perícia papiloscópica e emissão de Carteira de Identidade Nacional.
Ao todo, foram confeccionados 1.526 documentos. Sendo que em Antonina foram 375, em Morretes 375, e em Jandaia do Sul 776.
A manicure Camila Costa esteve no evento para fazer a carteira de identidade dos filhos e conheceu mais sobre o trabalho da PCPR.
“Fazia tempo que os meus filhos estavam precisando fazer o documento. A escola estava pedindo e por questões de viagem. O atendimento no evento foi muito bom, foi rápido e organizado”, conta a moradora de Antonina.
A moradora de Morretes Andressa de Souza conta que as atividades disponibilizadas às crianças é uma forma de criar interação com a polícia.
“É muito legal essa interação que as crianças podem ter com a polícia, não ter só aquela imagem de viatura na rua. Eu acho interessante esse contato, estou achando muito, muito bacana mesmo”, destaca.
Os policiais civis também repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, e entregaram materiais orientativos sobre boletim de ocorrência, combate à violência doméstica, assédio sexual e rede de proteção.
“Conseguimos atender mais de 3 mil pessoas ao longo da semana. Levamos serviços de polícia judiciária e orientações de forma humanizada a quem mais precisa. Além disso, tivemos interações com várias crianças. Esta é uma forma de educar e aproximar elas do serviço policial”, destaca o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
ATENDIMENTO VOLANTE – Durante a ação em Morretes, os policiais civis também realizaram um atendimento volante para a confecção da carteira de identidade.
No sábado, uma equipe de papiloscopistas foi até uma residência para fazer o documento de um idoso com capacidade motora reduzida.
O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, visto que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).