PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 320 pessoas no bairro Boqueirão 30/08/2023 - 10:39
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 320 pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nesta terça-feira (29), na Igreja Visão Missionária, no bairro Boqueirão, em Curitiba. O evento aconteceu em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias das Cidades e da Justiça e Cidadania, e da Prefeitura de Curitiba.
A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. Na ação, foram realizados 180 agendamentos para confecção da carteira de identidade.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel ressalta que essa ação social resulta em grandes frutos à comunidade, dando a ela mais qualidade de vida e um futuro melhor. “Agradeço novamente a todos que estão aqui, que juntos cuidamos das pessoas e das nossas famílias. O serviço do agendamento para confecção da carteira de identidade é importante e é o nosso primeiro passo para cidadania”, afirma Pimentel.
Durante o evento, os policiais civis registraram boletins de ocorrência, realizaram a emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade.
Além disso, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Também foram promovidas atividades lúdicas com as crianças.
“Com o projeto PCPR na Comunidade, conseguimos atender mais de 320 pessoas no bairro Boqueirão em Curitiba. Os policiais civis estiveram presentes levando orientações e mais segurança à população de uma maneira totalmente humanizada”, explica o coordenador do projeto, João Mario Goes.
A aposentada Vilma Luzia Neves conta que compareceu no evento para conhecer como funciona os serviços prestados nas ações sociais e para acompanhar uma pessoa que não é brasileira para fazer a documentação necessária.
“Esse tipo de evento facilita muito a vida das pessoas que realmente precisam e às vezes não sabem como funciona ou como ir até o lugar. Acho muito válido e ajuda bastante”, afirma Vilma.
A moradora da região, Patrícia de Cassia Ulths, ressalta que a disponibilização de serviços é muito importante, principalmente para acelerar o processo. “Tem muitas pessoas que não conseguem realizar o agendamento na internet, seja por falta de condições ou porque realmente não sabem mexer. Então é muito importante”, conclui.
DEMAIS SERVIÇOS- Além dos serviços de polícia judiciária, a ação contou com outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade, com atendimentos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Penal, Defesa Civil, Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defensoria Pública (DPE), Sesc-PR, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).