PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 3,1 mil pessoas no Norte do Estado 13/05/2024 - 14:20
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 3,1 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram de quarta-feira (8) a sábado (11) em Londrina e Apucarana, no Norte do Estado. As ações aconteceram em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), e Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.
Durante os eventos, foi disponibilizada emissão de Carteira de Identidade Nacional, registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais.
Ao todo, foram confeccionados 1.556 documentos. Sendo que em Londrina foram 666 e em Apucarana 890.
O Prefeito de Apucarana, Júnior da Femac conta que a aproximação da PCPR com a comunidade é fundamental para criar um acolhimento mútuo.
“A Polícia Civil tem feito um excelente trabalho, tanto na parte da confecção de carteira de identidade, atendendo as crianças e a comunidade, e na parte de conscientização, levando informação para toda a população da nossa cidade. Essa aproximação é fundamental para que a gente tenha esse acolhimento, tanto da polícia para com as pessoas e das pessoas para com a Polícia Civil,”, finaliza.
O PCPR na Comunidade é uma ferramenta para a instituição levar os serviços à população de uma forma moderna e humanizada.
“É um momento importante da Polícia Civil do Paraná poder ir até quem mais precisa e levar os serviços para a população”, afirma o coordenador do programa, João Mario Goes.
A PCPR levou atividades lúdicas com as crianças e demonstrações de perícia papiloscópica. O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.
Camila Santos, moradora de Apucarana, levou o filho de três anos para confeccionar o documento e conta que achou a iniciativa boa.
“Foi bom ter vindo porque até a gente estava pensando em fazer o documento, é sempre é bom ter. Fiquei sabendo do evento e achei interessante. É uma iniciativa muito boa”, afirma.
DEMAIS SERVIÇOS — Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros.
O Justiça no Bairro ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade durante o evento, entre eles serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, DNA, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.
PCPR NA COMUNIDADE — O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).