PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 1,9 mil pessoas em Pinhais e Foz do Iguaçu 04/03/2024 - 16:09

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 1,9 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade, que aconteceram do dia 29 de fevereiro a 2 de março, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. As ações aconteceram em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o Paraná Rosa em Ação, promovido pelo Governo do Paraná por meio do Gabinete da Primeira-Dama e pelas secretarias da Saúde e da Justiça e Cidadania.

Em Pinhais, foram confeccionadas 931 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e em Foz do Iguaçu, foram realizados 150 agendamentos para a confecção de CIN. A disponibilização dos serviços visa ajudar a população com dificuldade e aproximar a instituição da comunidade.

Os policiais civis também repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, e entregaram materiais orientativos.

Além disso, foram disponibilizados serviços de registrar boletim de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, agradeceu a participação da Polícia Civil durante o evento e destacou a importância das atividades oferecidas. “Para além da prestação do serviço da confecção da carteira de identidade, dessa proximidade com a comunidade, é realmente a demonstração de que os serviços quando integrados à população sempre ganham”, afirma.

De acordo com o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, com as edições do programa é possível levar serviços da Polícia Civil de forma humanizada a população.

“Em cada local que realizamos o PCPR na Comunidade, o nosso trabalho é diferente. Em Pinhais atendemos mais de 1,5 mil pessoas e em Foz do Iguaçu foram mais de 420 atendimentos. Também pudemos levar informações a população através de materiais orientativos”, afirma Goes.

A PCPR levou ao local atividades lúdicas com as crianças e demonstrações de perícia papiloscópica. O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

De acordo com Andrea de Fatima de Quadros, diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, local em que o evento em Pinhais foi realizado, o programa fez toda a diferença para comunidade local. “A população teve a oportunidade de realizar a emissão da nova carteira de identidade nacional gratuitamente e as crianças receberam orientações e atividades lúdicas significativas que promoveram o conhecimento e a informação” ressalta.

DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Justiça no Bairro ofertou serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, DNA, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.

O Paraná Rosa em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

GALERIA DE IMAGENS