PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária, orientações e exposições para mais de 6 mil pessoas em quatro municípios 19/08/2024 - 13:12

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ofereceu serviços de polícia judiciária, orientações e exposições, impactando diretamente a vida de mais de 6 mil pessoas em Ibaiti, Astorga, Mandaguari e Santo Antônio da Platina. Os eventos do PCPR na Comunidade ocorreram entre os dias 11 e 17 de agosto, reforçando o compromisso da instituição em levar cidadania e segurança para os quatro cantos do estado.

Durante as ações em Astorga e Mandaguari, no Norte do Estado, a população teve acesso a uma variedade de serviços, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, registro de boletins de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais. Além disso, atividades lúdicas e demonstrações de perícia papiloscópica aproximam a comunidade do trabalho policial, despertando curiosidade e confiança no trabalho da polícia. Ao todo, foram confeccionados 1.187 documentos, sendo 497 em Astorga e 690 em Mandaguari.

"Vim fazer a Carteira de Identidade Nacional da minha filha que tem três anos. Eu não conhecia o programa, mas achei muito interessante. Quando vi a oportunidade aqui, achei bem legal, pois facilita e agiliza o processo," disse Adriana Macedo, que participou do evento em Mandaguari.

Em Ibaiti, o evento integrou o Desafio APAExonante, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), atendendo mais de 200 pessoas. A participação da PCPR nesse encontro foi fundamental para disseminar informações importantes e orientar os participantes, fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes na região.

Já em Santo Antônio da Platina, o PCPR na Comunidade marcou presença na 52ª Exposição-feira, Agropecuária e Industrial (Efapi), onde os policiais civis não apenas realizaram serviços de polícia judiciária, mas também exibiram material tático e demonstraram perícias papiloscópicas, promovendo um maior entendimento da população sobre as operações e capacidades da PCPR.

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes destacou o impacto do programa ao longo desta semana.

"Ao longo da semana, conseguimos levar serviços essenciais e orientações a mais de 6 mil pessoas em quatro municípios, fortalecendo nossa presença e vínculo com a comunidade. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso aos serviços de polícia judiciária e promover um contato mais próximo com a população”, afirma.

A Delegacia Móvel da PCPR também esteve no local. A van é equipada e preparada para que policiais da PCPR possam receber a população em eventuais situações que demandem o trabalho da autoridade policial.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.    

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

DEMAIS SERVIÇOS – As ações em Mandaguari e Astorga aconteceram em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e o Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. Além das atividades da PCPR, a população teve acesso a testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, orientações e serviços jurídicos, como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, retificação de registro civil, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS