PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 5,4 mil pessoas em Curitiba, Matinhos e Maringá 24/06/2024 - 13:17

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 5,4 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram do dia 19 a 22 de junho, em Curitiba, Matinhos, no Litoral do Estado, e Maringá, no Noroeste. Em Matinhos, o evento foi em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju). 

Durante os eventos no Litoral e no Noroeste foram disponibilizadas emissão de Carteira de Identidade Nacional, registro de boletim de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais. Além de atividades lúdicas com as crianças e demonstração de perícia papiloscópica. 

Ao todo, foram confeccionados 1.998 documentos. Sendo que em Matinhos foram 872 e em Maringá 1.126.

Na Capital foram realizados dois eventos no dia 21 de junho. No primeiro, o Festival da Vida, realizado pela Regional Do Cajuru. A programação incluiu atividades de assistência social, cultura, saúde, esporte e lazer.

O segundo evento em que a PCPR participou foi o “Dia da Cidadania”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR). Os atendimentos envolveram comissões, atendimento médico e orientações.

Em ambos os eventos os policiais realizaram orientações e entregaram materiais informativos sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas.

No Litoral, a delegada da PCPR Patrícia Nobre, ministrou uma palestra para mais de 50 pessoas sobre bullying. A ação foi realizada durante tarde inclusiva para pessoas com espectro autista.

Durante a atividade, a delegada abordou o bullying e cyber bullying e a implementação da lei que criminaliza a prática.

“É de suma importância que a gente passe conhecimento para todas as pessoas, para pais e responsáveis, e pessoas que passam por esse problema no dia a dia. Nesse evento voltando para crianças e adolescentes com o espectro autistas, a nossa ideia justamente é passar informações para esses pais, lembrando que a orientação é sempre procurar a escola e lembrar que eles podem procurar a delegacia”, explica a delegada. 

O deputado estadual Alisson Wandscheer, realizador da Tarde Inclusiva, ressalta que o conhecimento levado é essencial.

“A doutora trouxe muita informação para esse público que tanto precisa. Queremos cada dia mais trabalhar para esse público autista e pelas famílias atípicas porque esse é o nosso destino e a nossa meta”, reforça Wandscheer.

O PCPR na Comunidade é uma ferramenta para a instituição levar os serviços à população de uma forma moderna e humanizada.

“O PCPR na Comunidade tem o objetivo de levar os serviços da Polícia Civil e informações até a população de maior vulnerabilidade social. Através do programa, conseguimos orientar crianças e adultos para construir uma segurança pública de qualidade a curto, médio e longo prazos”, reforça o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes.

O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

PCPR NA COMUNIDADE — O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO — Quem tiver interesse no programa pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas no site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

DEMAIS SERVIÇOS — Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários a toda a comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS