PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 2,9 mil pessoas no Norte do Estado 11/11/2024 - 14:34
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações a mais de 2,9 mil pessoas nos eventos do programa PCPR na Comunidade, realizados entre quarta-feira (6) e sábado (9) em Mandaguari, Rolândia e Londrina, no Norte do Estado.
Durante os eventos, foram oferecidos serviços como o registro de boletins de ocorrência e a emissão de atestados de antecedentes criminais, além de orientações e atividades lúdicas para crianças.
Também foi disponibilizada a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN). No total, foram emitidos mais de 1.440 documentos.
A servidora pública Letícia Yana esteve no evento em Londrina para confeccionar a CIN das filhas. Ela aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com os policiais civis e pegar materiais educativos para as crianças.
“Elas já tinham a carteira de identidade de quando eram pequenas, mas aproveitei para renovar, pois elas ainda não escreviam na época em que fizemos. Agora, elas terão o documento com a assinatura delas”, comentou Letícia.
O público também teve acesso a materiais educativos e à exposição de perícia papiloscópica. O evento em Mandaguari foi realizado em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), enquanto os eventos em Rolândia e Londrina foram feitos em conjunto com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.
"Os eventos do PCPR na Comunidade alcançaram um público significativo e ofereceram serviços essenciais, fortalecendo a conexão entre a polícia e a comunidade", afirmou João Mário Goes, coordenador do PCPR na Comunidade.
ATENDIMENTO VOLANTE - Durante a ação em Londrina, os policiais civis também realizaram um atendimento volante para a confecção da carteira de identidade.
A equipe de papiloscopistas foi até a residência para fazer o documento de pessoas com capacidade motora reduzida.
O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, visto que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas no site.
DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Justiça no Bairro e o Paraná em Ação ofertaram serviços jurídicos como divórcio consensual, união estável, DNA, reconhecimento de paternidade, exposições, orientações, atividades esportivas, entre outros.