PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária e exposições para mais de 1,2 mil pessoas em Tijucas do Sul e Uraí 17/06/2024 - 12:42

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e exposição para mais de 1,2 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram de quarta-feira (12) a sexta-feira (14), em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Uraí, no Norte do Estado.

Durante os eventos, foram disponibilizados serviços como emissão de Carteira de Identidade Nacional, registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais. A ação em Tijucas do Sul aconteceu em parceria com o Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Ao todo, foram confeccionados 604 documentos. Sendo que em Tijucas do Sul foram 393 e em Uraí foram 450.

“O PCPR na Comunidade é uma ferramenta extremamente importante para a população, em que a Polícia Civil leva serviços para aqueles que mais necessitam. A população dos municípios teve a oportunidade de fazer suas carteiras de identidade e receber orientações”, afirma o coordenador do programa, João Mario Goes.

Os policiais civis também realizaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Kelvin da Costa, servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e um dos solicitantes do evento, agradeceu a presença da PCPR.

“Agradecemos toda a participação da PCPR que veio participar mais uma vez e realizou toda a parte de documentação. As crianças tiveram uma bela atenção, foram dadas explicações, desde como a princípio se resolve um crime, até orientações, enfim a comunidade está 100% gratificada pelo acontecido”, destaca.

Além disso, os policiais civis promoveram atividades lúdicas para crianças e demonstração de perícia papiloscópica para que a população possa conhecer mais sobre um dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

A moradora de Tijucas do Sul, Suellen dos Santos Meira, levou os quatro filhos para fazer a primeira via do documento de identidade.

“Vim com meus filhos fazer a carteira de identidade e está sendo muito bacana, porque eu já tentei outras vezes e não tinha conseguido. Meu filho mais velho tem 9 anos, a minha bebê tem 2, então está sendo muito bom. Além disso, eles brincaram nas atividades e foi legal, eles foram bem recebidos”, conta Suellen.

PCPR NA COMUNIDADE — O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

DEMAIS SERVIÇOS — Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais e necessários à toda comunidade, incluindo orientações, testes rápidos de saúde, oportunidades de emprego, apresentações culturais, atividades esportivas, orientações jurídicas, entre outros.