PCPR na Comunidade atende mais de 1,3 mil crianças em escolas de Ponta Grossa 25/08/2023 - 10:19

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e palestras para mais de 1,3 mil alunos, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu em três escolas da rede municipal de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, entre os dias 21 e 24 de agosto.

Durante o PCPR na Comunidade, os policiais civis promoveram palestras em que foram abordados temas relacionados a prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil, bullying e a utilidade da carteira de identidade. As orientações sobre os assuntos foram direcionadas a crianças do ensino fundamental, com idades entre 6 e 11 anos.

Os temas abordados durante as palestras visam informar as crianças, de maneira lúdica, sobre os direitos de cada uma delas.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maria Eulina, Sandra Mara Ramos, pontua que o projeto foi essencial para levar conscientização para as crianças e também aproximar a instituição dos alunos. “Essa aproximação com a polícia tira o mito de que a polícia é algo que causa medo. É importante eles terem esse aprendizado de que a polícia veio para nos ajudar e que está ali sempre que precisarem”, afirma a coordenadora.

Entre as palestras, a delegada da PCPR e chefe do Núcleo de Proteção à criança e ao adolescente (Nucria) em Ponta Grossa, Ana Paula Carvalho, promoveu a atividade do “Semáforo do Toque”, em que são ensinadas às crianças as partes do corpo que podem ou não.

“Quando a gente fala de prevenção ao abuso, é importante que as crianças saibam que existam partes do corpo que são só delas e que ninguém pode tocar”, afirma a delegada.

Em quatro dias de evento foram confeccionaram 581 carteiras de identidade para os alunos. A disponibilização desse serviço visa ajudar a população mais carente.

A diretora da Escola Municipal Professor Égdar Zanoni, Fernanda da Silva, conta que o PCPR na Comunidade levou cidadania aos alunos. “Muitas crianças nem poderiam ter acesso a esse momento. É um projeto muito marcante que com certeza vai ficar na vida deles”, conclui a diretora.

Os alunos também puderam conhecer mais sobre o trabalho da PCPR através da exposição de armamento e materiais táticos.

Levar informação e promover a aproximação da instituição com a população são alguns dos objetivos do projeto PCPR na Comunidade de acordo com o coordenador do projeto, João Mário Goes.

“A Polícia Civil do Paraná levou o evento PCPR na Comunidade para atender os alunos da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Foram confeccionadas carteiras de identidade para os alunos e também realizadas várias palestras de orientação a prevenção de crimes para esse público infantil das unidades de ensino de Ponta Grossa”, expolica Goes.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).