PCPR na Comunidade atende mais de 1,2 mil pessoas durante evento em Matelândia 29/05/2023 - 10:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para 1.270 pessoas, durante o PCPR na Comunidade que aconteceu de quinta-feira (25) a sábado (27), em Matelândia, na região Oeste do Estado.

Durante o evento, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram boletins de ocorrência, carteiras de identidade e repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

O prefeito de Matelândia Máximino Pietrobon afirma que é um prazer receber o evento no município. “Muitos atendimentos estão sendo realizados. Isso é ótimo, já que atende pessoas que muitas vezes não tem facilidade para tirar a documentação ou regularizar a situação”, afirma Máximino.

A disponibilização de serviços visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso às atividades da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. No evento, ainda foram confeccionadas 541 carteiras de identidade.

A aposentada Lurdes de Fátima, 68, aproveitou o evento para atualizar a carteira de identidade. “Eu tinha o nome de solteira e há 36 anos ainda não tinha trocado no documento. É muito gratificante para gente ter esse evento, porque dia de semana não tenho tempo, e por ter no sábado eu pude vir. Então é muito bom”, afirma .

Os policiais civis também realizaram atividades lúdicas com as crianças, como pinturas e jogos.

A servidora pública Ana Paula Nunes, de 35, levou a filha Maria Nunes, de 5, para conhecer os policiais civis e tirar fotos. A menina se inspira e sonha em se tornar uma policial civil. Ana Paula comenta que a aproximação da PCPR com a comunidade quebra um estigma. “É muito legal essa interação que as crianças podem ter com os órgãos, e não ter só aquela imagem de polícia com viatura na rua. É interessante esse contato, estou achando muito bacana”, conta.

Ainda durante os eventos, uma equipe de policias tem realizado entrevistas com população para fazer um levantamento da criminalidade local. A atividade visa fazer um mapeamento das demandas reprimidas.

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, conta que a iniciativa surgiu da necessidade da Polícia Civil sair de dentro das delegacias e levar os serviços de polícia judiciária até a população de maior vulnerabilidade social e com dificuldade de acesso aos grandes centros urbanos. “Em cada local que realizamos o PCPR na Comunidade, o nosso trabalho é diferente. É feito um estudo prévio para saber as necessidades da população local para que possamos definir quais tipos de serviços de polícia judiciária serão realizados”, conta Goes.

PARCERIA - O evento foi uma parceria com a Prefeitura de Matelândia, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO - Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).