PCPR na Comunidade atende 1,3 mil pessoas em Tijucas do Sul e Salto do Lontra 12/08/2023 - 17:13
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientação para mais de 1,3 mil pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de agosto, nos municípios de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Salto do Lontra, na região Sudoeste do Estado. Os eventos aconteceram em parceria com o Paraná em Ação e o programa Justiça nos Bairros.
A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. Durante as ações, ainda foram confeccionadas 677 carteiras de identidade, sendo 150 em Tijucas e 527 em Salto do Lontra.
"Nós conseguimos atender a população da melhor maneira possível, com atendimento humanizado onde foram confeccionadas carteiras de identidade, realizados boletins de ocorrência, passadas muitas orientações à população para a prevenção de crimes, orientações também para as crianças, demonstração da nossa parte de perícia papiloscópica. Enfim, foi um momento muito importante para todos os policiais civis juntos à população. É uma forma de estreitar os laços e trazer mais segurança de uma maneira inovadora para toda a população", afirma o coordenador do projeto, João Mario Goes.
TIJUCAS DO SUL – Nos dias 8 e 9, em parceria com o programa Justiça nos Bairros, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, como confecção de carteiras de identidade e boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade.
Também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e promovidas demonstrações do trabalho do Instituto de Identificação e apresentações com cães policiais da Divisão Estadual de Narcóticos da PCPR (Denarc).
A técnica de enfermagem da Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul, Raissa Cunha, conta que estava trabalhando no evento e aproveitou para confeccionar o documento de identificação do filho, de 3 anos.
“Como mãe, não tenho tempo para realizar os serviços necessários para o meu filho em horário comercial, por isso essa ação e trabalho realizado pela Polícia Civil é de extrema importância para nossa região”, afirma.
SALTO DO LONTRA - Em conjunto com o Paraná em Ação, entre os dias 9 e 11, também foram realizados serviços de polícia judiciária para a região Sudoeste e repassadas orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
De acordo com o prefeito Fernando Alberto Cadore, a parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Salto do Lontra é bem consolidada no município e garante mais segurança aos moradores. “Compreendemos que juntos conseguimos dar uma resposta muito melhor para nossa sociedade, preservando todos os seus direitos. Além disso, os índices criminais na região são pequenos em razão do trabalho realizado pela corporação e com apoio da nossa administração", afirma.
A moradora de Salto do Lontra, Tânia Fortunato, afirma que esses eventos contribuem com a aproximação e respeito das crianças com a Polícia Civil. “É importante que as crianças não tenham medo e saibam que a polícia é um órgão que irá defender a comunidade e garantir a segurança”, complementa.
Durante a ação, os policiais civis ainda realizaram um atendimento volante para a confecção do documento de identidade. O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, já que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.
DEMAIS SERVIÇOS - Além das atividades de Polícia Judiciária, em Tijucas do Sul, o programa Justiça dos Bairros ofertou serviços jurídicos fundamentais e necessários à toda comunidade, como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.
Em Salto do Lontra, o Paraná em Ação ofertou serviços de assistência social, defensoria pública, confecção da carteira do autista, serviços da agência do trabalhador, além de exposições.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).