PCPR ministra palestras para mais de 4,7 mil pessoas no mês de outubro em todo Paraná 07/11/2023 - 17:50
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou palestras para mais de 4,7 mil pessoas sobre violência doméstica, cibercrimes, serviços de polícia judiciária, rede de proteção, educação no trânsito e combate às drogas. As ações aconteceram em Curitiba, Região Metropolitana e no Interior do Estado durante todo o mês de outubro. As palestras fazem parte do programa PCPR na Comunidade e foram ministradas por investigadores e delegados da PCPR.
De acordo com o coordenador do programa João Mário Goes, uma das frentes do PCPR na comunidade é a realização das palestras para a população com o objetivo de levar conhecimento e segurança aos paranaenses.
"São temas e públicos de locais e idades mais variadas possíveis com o intuito de levar informação sobre a prevenção de crimes. A iniciativa é uma forma moderna que a PCPR tem de levar conhecimento sobre o assunto para os paranaenses”, completa Goes.
Os eventos tiveram como público-alvo servidores, alunos, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais e aconteceram em lugares como escolas, universidades e instituições públicas como secretarias e prefeituras.
Um dos colégios que contou com a presença dos servidores da PCPR para ministrarem a palestra foi o Colégio Estadual Cívico-militar São Judas Tadeu, em Palmeira, na região dos Campos Gerais.
O diretor da instituição, Valter Ferreira, comenta que ações como esta trazem temas relevantes e auxiliam diretamente na prevenção de crimes e uso de substâncias ilícitas.
“Hoje a desagregação familiar e a facilidade com que as drogas são ofertadas aos adolescentes por criminosos são muitas, e isso contribui para que eles vejam os efeitos da droga no organismo e as consequências de quem se envolve com o tráfico e faz uso de drogas”, completa Ferreira.
CAPACITAÇÃO- No início de outubro, cerca de 70 servidores da PCPR ainda participaram de uma palestra de capacitação para atendimento a autistas, em parceria com Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH).
A iniciativa teve como objetivo abordar temas como características gerais do Transtorno Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de diretos, termos adequados para o tratamento e como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.
O presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda), Fábio Cordeiro, ressaltou que a iniciativa leva conhecimento sobre a causa para que os servidores possam atender as pessoas de maneira inclusiva, respeitando as características.
“Quando falamos de polícia civil e segurança pública, é mais importante porque estão lidando com vulnerabilidade. Então o servidor entender sobre o TEA, saber fazer uma abordagem e um atendimento respeitoso é de extrema importância”, conclui Cordeiro.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado.