PCPR ministra palestra sobre violência doméstica contra mulher em Curitiba 19/08/2024 - 16:47
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu uma palestra sobre violência doméstica contra mulheres, reunindo 40 participantes em Curitiba. O evento, realizado na última quinta-feira (15) no auditório da empresa Transporte Coletivo Glória, destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento desse problema.
A agente de polícia judiciária e psicóloga especializada em relacionamentos abusivos, Rosângela Hass, foi a responsável por abordar o tema "Violência Doméstica e Relacionamento Abusivo." Ela ressaltou a relevância da informação como ferramenta de empoderamento para as mulheres.
"Ao levar esse tipo de informação e mostrar para a mulher que, ao chegar na delegacia, ela pode ter um acolhimento especializado e uma escuta atenta em relação à sua demanda, estamos oferecendo um suporte fundamental dentro da vulnerabilidade que ela apresenta," destacou Hass.
Silvana Fanini, coordenadora de Gente e Gestão da Transporte Coletivo Glória, enfatizou a importância de capacitar os colaboradores para lidar com essas situações.
"Quanto mais conhecimento e informação nossos colaboradores têm, mais capazes eles são de auxiliar outras pessoas. Aqueles que talvez estejam passando por situações assim saberão como agir. É essencial divulgar o máximo de informação para garantir um ambiente saudável para todos," afirmou.
Rosângela também abordou as nuances da violência contra a mulher, destacando que nem sempre ela é explícita ou restrita à agressão física.
"A violência muitas vezes acontece de forma velada, na manipulação, chantagem emocional. Fica aquela violência onde a mulher muitas vezes se questiona se realmente está sofrendo violência," alertou.
SHAMAR – A ação faz parte da Operação Shamar, que acontece durante o mês de agosto em todo o País e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate à violência contra a mulher.
Durante o período, a PCPR intensifica as ações repressivas de combate à violência doméstica e conta com apoio das demais forças de segurança do Estado, além de realizar ações educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.
A operação recebeu o nome Shamar pela origem hebraica da palavra, que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger.
DENÚNCIAS- A PCPR ressalta que trabalha constantemente no combate aos crimes contra a mulher, conduzindo investigações, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores.
Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento de investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.