PCPR ministra palestra sobre atendimento à mulher em situação de violência doméstica em Telêmaco Borba 05/08/2024 - 11:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma palestra sobre atendimento à mulher em situação de violência doméstica para 190 pessoas, em Telêmaco Borba, na região Central do Estado. O evento aconteceu na última quinta-feira (1), durante o I Simpósio da Comissão de Mulheres Advogadas da Subseção da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) no município.

Durante a iniciativa, os palestrantes discutiram sobre o tema "Conscientização e Direitos: Combatendo a Violência Doméstica".

O delegado da PCPR Gustavo Fernandes participou da ação e abordou sobre os protocolos e procedimentos de atendimento à mulher em situação de violência doméstica.

"Satisfação enorme levar ao conhecimento da população de Telêmaco Borba e região sobre nossos protocolos e procedimentos de atendimento à mulher. Em adesão ao Agosto Lilás, incentivamos que todos denunciem casos de violência doméstica e disseminem ao máximo as informações dos procedimentos e protocolos repassados no evento, pois isso pode resgatar mulheres de ambientes de opressão e agressão", conclui. 

PRESENÇAS- Além da PCPR, participaram da ação representantes do Ministério Público, da Polícia Militar do Paraná e advogados.

SHAMAR – A ação faz parte da Operação Shamar, que acontece durante o mês de agosto em todo o País e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate à violência contra mulher.

Durante o período, a PCPR intensifica as ações repressivas de combate à violência doméstica e conta com apoio das demais forças de segurança do Estado, além de realizar ações educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.  

A operação recebeu o nome Shamar pela origem hebraica da palavra, que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger. 

DENÚNCIAS- A PCPR ressalta que trabalha constantemente no combate aos crimes contra a mulher, conduzindo investigações, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores.

Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento de investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

GALERIA DE IMAGENS