PCPR ministra palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher para 200 servidores em Curitiba 13/03/2024 - 12:50
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu palestras alusivas ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (12), no auditório da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba. Participaram do evento cerca de 200 servidores da PCPR.
A iniciativa faz parte da Operação Átria, que está acontecendo no mês de março sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e prevê ações em âmbito nacional no combate à violência contra a mulher.
Durante o dia, foram ministradas duas palestras. Na parte da manhã, a delegada chefe da Delegacia da Mulher em Curitiba, Emanuele Siqueira, falou sobre as atribuições da Polícia Judiciária no âmbito da violência doméstica e familiar.
“Esse tipo de evento é muito importante para falar sobre a violência doméstica, conversar com os policiais sobre as questões do dia a dia, que trazem algumas inquietações e inovações, atualizações legislativas. Foi muito interessante verificar o interesse dos servidores em relação ao tema”, conta a delegada.
Na parte da tarde, a jornalista Ana Cláudia Freire conduziu o evento e debateu sobre os riscos da exposição dos servidores públicos nas redes sociais. A jornalista comenta que a intenção do tema é ressaltar o bom posicionamento por parte dos policiais civis no exercício da profissão ou na vida privada.
“É necessário ter a noção de que, em todo momento, o servidor público está representando a instituição, seja em alguma ação policial, atendimento dentro da delegacia ou até mesmo na exposição das próprias redes sociais. A palestra é um momento muito válido em que conseguimos ter uma troca de informações e experiências de imprensa e casos atuais”, ressalta.
De acordo com a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana de Novaes, a proposta teve como objetivo mostrar aos policiais civis a relevância da temática do enfrentamento à violência contra a mulher e como a imagem do servidor reflete na instituição e na sociedade.
“O evento contou com a participação tanto de mulheres quanto homens. Nós, servidores públicos, precisamos sempre estar nos capacitando sobre o tema, visto que essa temática de violência doméstica faz parte da rotina da Polícia Civil. Também buscamos abordar um tema diferente para o policial entender o quanto a imagem dele reflete na sociedade, somos um exemplo e representamos segurança dentro e fora das delegacias”, conclui a delegada.