PCPR localiza criança desaparecida em Fazenda Rio Grande 10/05/2024 - 16:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou uma criança, de 11 anos, que estava desaparecida. Ela foi encontrada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (10).

De acordo com as apurações, a menina havia deixado a residência onde morava com a família, no mesmo município onde foi encontrada, após um desentendimento familiar, nesta quinta-feira (9). As investigações foram conduzidas pelo Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil.

"Após diligências ininterruptas, nós tivemos êxito em localizar a criança. Ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar para os procedimentos necessários. O caso será objeto de investigação mais detalhada para esclarecer toda a situação", afirma a delegada da PCPR Patricia Nobre.

COMUNICAÇÃO- A PCPR recomenda a comunicação imediata de desaparecimento de crianças. O registro do boletim de ocorrência na delegacia mais próxima deve ser o primeiro passo para o início da busca pela vítima.

Informações sobre horário de desaparecimento, local e roupa utilizada pela criança são fundamentais para iniciar a investigação. Uma das primeiras ações dos policiais civis é divulgar a imagem da criança desaparecida. A divulgação de fotos e informações sobre crianças desaparecidas e as circunstâncias do desaparecimento são importantes no auxílio das investigações.

PREVENÇÃO – Um fator fundamental para evitar o desaparecimento de crianças é a prevenção. Para isso, o Sicride promove palestras e a distribuição de materiais informativos alertando que, ao menor sinal de suspeita, a PCPR seja notificada.

Com sede em Curitiba, o Sicride recebe os boletins de todas as cidades do Paraná sobre desaparecimento de crianças e também conta com o apoio de outras unidades quando necessário. Conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o órgão atua em casos de pessoas com 0 a 12 anos de idade incompletos. A depender da situação, o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e forças de segurança de outros estados, entre outras instituições parceiras, podem ser acionadas.