PCPR leva serviços aos acolhidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Curitiba 05/04/2023 - 16:51
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações aos abrigados das Casas Lar, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Curitiba, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu no sábado (1). Na ação, foram confeccionadas 32 carteiras de identidade.
“Com a realização do projeto PCPR na Comunidade, conseguimos ampliar os serviços especializados da instituição principalmente em comunidades mais vulneráveis. É um trabalho de aproximação e construção de uma relação de confiança e segurança em todo o Estado”, diz o assessor de comunicação social da PCPR João Mário Goes.
Durante o evento, os policiais civis confeccionaram carteiras de identidade e repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Além disso, o ônibus da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos da PCPR promoveu momentos de integração aos acolhidos.
O presidente da Apae Curitiba, Paulo Roberto Michelon, conta que a instituição oferece atendimento a homens e mulheres, entre 18 e 59 anos, em condições de desabrigados, órfãos ou situação de risco. O trabalho é de acolhimento institucional de caráter permanente, nas áreas da educação, saúde e assistência social.
“Um dos nossos trabalhos é a parte social, e, neste contexto, a ação que a PCPR nos proporcionou foi de grande valia, principalmente com a confecção de carteiras de identidade. Isso confere a eles o direito de cidadania, de serem cidadãos reconhecidos legitimamente”, complementa Michelon.
Para o delegado da PCPR Luiz Carlos, realizar ações como esta demonstram que o trabalho de polícia judiciária vai além de serviços e orientações. “Pude perceber, em contato com essas pessoas, que mesmo diante de dificuldades a felicidade continua, isso que faz valer a pena. É um trabalha árduo, mas satisfatório”, finaliza.
PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade)