PCPR leva orientações sobre segurança no Maio Amarelo e Maio Laranja para mais de 1,5 mil pessoas em Curitiba 20/05/2024 - 11:27

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou orientações sobre segurança no trânsito e combate ao abuso sexual infantil para mais de 1,5 mil pessoas em ações realizadas no sábado (18) e domingo (19).

As atividades aconteceram em alusão ao Maio Amarelo, campanha com intuito de reforçar a importância de ações para reduzir acidentes de trânsito e Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Para a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, ações de conscientização são fundamentais para convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e também a ter comportamentos responsáveis no trânsito.

“Todos os anos realizamos campanhas educativas para atingir adultos e crianças sobre assuntos tão importantes. As ações também denotam o comprometimento em educar e informar a comunidade, por meio de palestras e materiais informativos. Temos esse papel como servidores públicos”, destaca a delegada.

A primeira ação educativa, em alusão ao Maio Laranja, foi realizada no sábado, em pontos estratégicos de Curitiba, como na rodoviária e shoppings.

“A equipe do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Curitiba fez um trabalho de panfletagem nas ruas, onde mais de 500 pessoas foram atingidas. Realizamos um trabalho de conscientização contra o abuso sexual infantil. Estamos sempre a disposição da sociedade para trabalhar e proteger as nossas crianças”, explica o Rederde.

A segunda a ação educativa de trânsito foi realizada no shopping Jockey Plaza, para mais de 650 pessoas. A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para atitudes em prol da vida no trânsito.

O delegado da PCPR, Edgar Santana, diz que a conscientização e a educação são pilares fundamentais para um trânsito seguro.

“Este tipo de ação educativa visa justamente conscientizar toda a população da necessidade de um comportamento responsável, respeitoso e solidário, para que possamos reduzir o número de sinistros de trânsito e, sobretudo, preservar a vida. Juntos, podemos construir um trânsito mais harmonioso e pacífico” ressalta o delegado.

A ação teve impacto positivo na população. Sheila Constanski, é perita forense e esteve na ação no shopping e conta que esse tipo de ação reflete todo o cuidado que a polícia tem com a sociedade.

“É muito importante a polícia fazer parte da população, porque hoje em dia a população tem uma visão muito diferente da polícia. A polícia mostrar esse cuidado com a população, mostra o quanto ele presam pelo nosso bem e principalmente a segurança”, afirma.

O evento aconteceu de forma integrada com a Polícia Militar do Paraná, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.