PCPR leva orientações sobre o Maio Amarelo para a população de Curitiba e Maringá 27/05/2024 - 14:59

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou orientações sobre segurança no trânsito para 200 pessoas em uma ação realizada no sábado (15), no Parque Barigui, em Curitiba. O evento foi realizado pelo Comitê Trânsito Seguro.

A atividade aconteceu em alusão ao Maio Amarelo, campanha com intuito de reforçar a conscientização à população sobre sinistros, mortes e lesão corporal no trânsito.

No local, os policiais entregaram materiais orientativos, deram dicas e conscientização sobre responsabilidade em vias públicas. A PCPR também realizou uma exposição com viaturas antigas da instituição.

O evento contou com a participação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Curitiba (GM) e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran).

"A PCPR reforça a importância das ações educativas e de conscientização, elas são os pilares fundamentais para combater a imprudência no trânsito e torná-lo mais seguro. Iniciativas como essa, de forma integrada, servem para levar informações à população, além de relembrar a importância de adotar comportamentos mais responsáveis, respeitosos e solidários", explica o delegado da PCPR Edgar Santana.

SAÚDE E PAZ NO TRÂNSITO- No domingo (26), a PCPR participou do lançamento da Operação Saúde e Paz no Trânsito, com a blitz educativa na área central do município de Maringá, no Norte do Estado. A atividade, promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), reuniu as forças de segurança no Parque do Ingá.

Segundo a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, precisamos ser responsáveis, pois o alto número de acidentes impactam significativamente nossos hospitais.

"Agora nesta época do ano, precisamos cuidar mais ainda porque precisamos de leitos para as pessoas, principalmente por doenças respiratórias, então precisamos evitar o aumento de acidentes de trânsito", afirma.

No local, foi realizada uma simulação de sinistro de trânsito, onde houve uma demonstração do trabalho das forças de segurança. A ação visa alertar a população sobre os cuidados a serem tomados em vias públicas.

“Participamos da Operação Saúde e Paz no Trânsito que tem como objetivo principal reduzir o número de sinistros de trânsito e, consequentemente, diminuir o número de pessoas feridas no trânsito que ocupam leitos hospitalares e sobrecarregam o sistema de saúde”, destaca o delegado.

As ações das forças de segurança foram intensificadas, com ações voltadas, principalmente, a coibir a prática de motoristas que insistem em dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. Aliado ao excesso de velocidade – acima do limite permitido – o motorista embriagado se transforma ao volante, tornando-se agressivo, desrespeitando a sinalização existente, como avanço do sinal vermelho do semáforo ou preferencial, transitar na contramão de direção, dentre outras infrações que são as causas dos acidentes graves.

MAIO AMARELO - O tema do Maio Amarelo de 2024 é "Paz no trânsito começa por você". A campanha prevê uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Os debates incluem a conscientização sobre segurança no trânsito e a adoção de estratégias para reduzir o número de sinistros e vítimas.