PCPR lança campanha “Todos por Um” 01/09/2021 - 15:44

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lança a campanha de prevenção ao suicídio “Todos por Um” na quarta-feira (1). Durante o mês, ações estão programadas para suscitar o tema entre os servidores e engajá-los ao reconhecimento de sofrimentos psicológicos e mentais. Enfrentar a questão e debatê-la é uma das metas da campanha. 

A delegada e chefe do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos (Garh) da PCPR, Daniele Serigheli, conta que a instituição está a cada dia mais focada em ações de prevenção ao suicídio. “Neste ano utilizaremos a campanha “Todos por Um” no sentido de que seja criada uma rede de apoio ao servidor, tanto na Capital quanto no interior, para que todos saibam onde buscar ajuda dentro da instituição”, explica a delegada. 

Apesar de não ser regra, uma pessoa que esteja em sofrimento pode apresentar sinais indicativos de que possa atentar contra a vida. Para identificá-los, Daniele conta que ferramentas serão colocadas à disposição dos policiais civis para prestação de ajuda. “O olhar de cuidado tanto da chefia quanto dos colegas para sinais de alerta, de que algo possa estar errado com determinado policial, é fundamental para intervirmos antes de que algo mais grave aconteça. A campanha serve para que os policiais saibam identificar sinais de alerta, locais onde possam buscar apoio e tratamento através da instituição”, diz. 

O Serviço de Apoio ao Policial (SAP) é um projeto do PCPR, coordenado pelo Garh, e que está à disposição de todos os servidores. "Criamos o ‘Todos por Um’ com o objetivo de motivar os policiais a estenderem a mão a um colega que eventualmente necessite”, complementa Daniele. 

CALENDÁRIO - A partir de quarta-feira (1), os policiais civis podem fazer o download do  E-book Todos por Um , que traz explicações sobre sofrimentos psicológicos e mentais, sinais suicidas e formas que servidor pode intervir para proteger pessoas em situação vulnerável. A cartilha ainda aponta os canais para os serviços de atendimento psicológico. O material será enviado por email aos servidores e disponibilizado no site do Garh na Área Policial.  

No dia mundial de prevenção ao suicídio (10), a PCPR e servidores do programa Prumos, irão promover uma palestra na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital. Uma faixa será disposta em frente à unidade e balões serão soltos para simbolizar a importância de debate do tema na sociedade. 

Fitas douradas, que simbolizam o setembro amarelo e a rede de proteção, serão distribuídas durante o mês a servidores de todo o Estado. A proposta é que cada policial entregue a fita a um colega da instituição. 
No final do mês, será realizada capacitação dos servidores em cargos de chefia da instituição. O treinamento acontecerá na Escola Superior da PCPR de forma escalonada, em diferentes turmas. O objetivo é capacitá-los para a identificação e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica aos serviços da PCPR e Prumos.

GALERIA DE IMAGENS