PCPR integra formação de operadores aerotáticos em SC 07/06/2021 - 15:30
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) integrou a formação de operadores aerotáticos, em Chapecó, região Oeste de Santa Catarina, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Cinco instrutores do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR ofereceram o módulo sobre resgate aéreo e utilização do "Night Sun", a ação com apoio de um dos helicópteros da instituição.
O curso foi promovido pela Polícia Civil de Santa Catarina e ofertado para 17 policiais dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Durante a formação, eles aprenderam assuntos como salvamento aquático, tiro embarcado e salvamento em altura.
O delegado da PCPR Renato Coelho explica que o policial é levado ao extremo durante o treinamento porque a atividade aérea é intensa e não admite erros. "A PCPR e a PCSC já possuem uma integração histórica, sempre há troca de informações. Nós aproveitamos a vinda à Chapecó para unificar os procedimentos de fonia, técnicas de rapel, de embarque e desembarque a baixa altura e outras que utilizamos no dia a dia", completa.
NIGHT SUN- A tecnologia, em português “Sol da Noite”, é capaz de iluminar grandes áreas com enorme eficiência, para atuação policial. A PCPR utiliza o equipamento desde março de 2018, sendo a primeira força de segurança - entre federais, estaduais e municipais - a possuir aeronave atuando no Paraná com esta tecnologia embarcada.
A luz gerada pelo equipamento é extremamente potente e só pode ser acionado em uma determinada altura, no solo é capaz de colocar em fogo papel, tecido e outros materiais.